Professor em atividade de ensino: pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1415Resumo
Esta pesquisa discorre sobre elementos acerca do professor em atividade de ensino a partir dos pressupostos teórico-metodológicos à luz da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Teve por objetivo compreender como as unidades formadoras das estruturas subjetivas da consciência se formam com a estrutura da atividade humana a partir do desenvolvimento do indivíduo e da consciência inferindo sobre a aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica realizada em artigos, livros, teses e dissertações. Nessa proposta, o texto discorre sobre as potencialidades da Teoria Atividade - necessidade, motivos, objetivos, ações e operações; possibilita o desenvolvimento do psiquismo dos sujeitos que a realizam. Dessa forma, a mediação e a qualidade do repertorio da atividade de ensino deve ser fundamentada com planejamento e desenvolvida a fim de possibilitar que o sujeito singular se aproprie da experiência humana genérica na direção do pensamento teórico.Referências
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 35-50, abr. 2009.
ALMEIDA, Leandro. Cognição e aprendizagem: Como a sua aproximação conceptual pode favorecer o desempenho cognitivo e a realização escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, v. 1, p. 17-32, 1996.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, v. 29, p. 108-118, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.
CARRARO, Marci Derli. Subsídios teórico-metodológicos para o planejamento da ação docente. In: O professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense: produção didático-pedagógica, v. II. 2012.
CEDRO, Wellington Lima; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; ROSA, Josélia Euzébio. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciênc. Educ. (Bauru), Bauru, v. 16, n. 2, p. 427-445, 2010.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza en el futuro próximo. In: SHUARE, Marta (Org.). La Psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antologia. Moscou: Progeso, 1987. p. 143-142.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. La actividad de estúdio en la edad escolar inicial. In: La ensenãnza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica, teórica y experimental. Moscou, Editorial Progreso. 1988b.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Progreso, 1988.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. Problemas del desarrollo psiquico de los ninõs. In: La ensenãnza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica, teórica y experimental. Moscou, Editorial Progreso. 1988a.
DENZIN, Normam; LINCOLN, Yonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Normam; LINCOLN, Yonna. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, p. 15-41. 2006.
EIDT, Nadia Mara, DUARTE, Newton. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicol. Educ., São Paulo, n. 24, p. 51-72, jun. 2007.
ENGESTRÖM, Yrjo; MIETTIENEN. “Introduction”. In: ENGESTRÖM, Yrjo. et al. (ed.). Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, p.1-16, 1999.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-209, aug. 2006.
LEONTIEV, Alexis. Actividade, conciencia, personalidad. Habana, Editorial Pueblo y Educación, 1975.
LEONTIEV, Alexis. El dessarrollo psíquico del niño en la edad preescolar. In: ILIASOV, Islam I.; LIAUDIS, ValentinaYakovlevna. Antología de la psicologia y de las edades. Ciudad de La Habana: Pueblo y Educación, 1987.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semionovitch; LEONTIEV, Alex;
LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001.
LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semionovitch; LEONTIEV, Alex; LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone editora, p. 59-83, 1988.
LEONTIEV, Alexis. Uma Contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semionovitch; LEONTIEV, Alex; LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1989.
LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar. In: Didática. São Paulo: Cortez, p. 221-247, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Vygotsky, Leontiev, Davidov – três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2006. Anais... Goiânia, 2006.
LIPMAN, Matthew. Natasha: diálogos vygotiskianos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo. SP: Boitempo, 2013.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. In: Revista Perspectiva, Florianópolis, jan./jun, v. 25, n. 1, p. 83-104, 2007.
MORETTI, Vanessa Dias; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; RIGON, Algacir José. O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 477-485, dez. 2011.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 143-162, 2001.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, v. 12, p. 29-43, 1996.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 2000. 131f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. Saberes pedagógicos e saberes específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13, 2006, Recife. Anais... Recife: UFPE, p. 489-504, 2006.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PALANGANA Campaner, Isilda; GALUCH Terezinha Bellanda, Maria; SFORNI Sueli de Faria, Marta. Acerca da relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho: Braga, Portugal, v. 15, n. 1, p. 111-128, 2002.
PALANGANA, Campaner, Isilda. A concepção de Lev Semynovitch Vygotsky; pressupostos filosóficos e epistemológicos. In: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus, 2001, p.106-124, 2001.
PANOSSIAN, Maria Lúcia et al. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, Manuel O. de (Org). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
ROSÁRIO, Pedro. Motivação e aprendizagem: Uma rota de Leitura. In: TAVEIRA, Maria do Céu (Coord.). Temas de psicologia escolar. Contributos de um projecto científico-pedagógica. Coimbra: Quarteto Editora, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM, 2003.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, Vera Lúcia M. F.; MANZONI, Rosa Maria. (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
SHUELL, Thomas. Cognitive conception of learning. Review of Educational Psychology, v. 56, n. 4, p. 411- 436, 1986.
SILVA, Viviane Costa; GÓES, Mariza Barcellos; PINTO, Márcia Maria Fusaro. Teoria da Atividade: Possibilidades para a Educação nos Cursos de Engenharia e Arquitetura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Anais. Curitiba, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, Alexander Romanovich;
LEONTIEV, Alex; VYGOTSKY, Lev Semionovitch. (orgs). Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo, Moraes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone/Edusp, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.