Professor em atividade de ensino: pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1415

Resumo

Esta pesquisa discorre sobre elementos acerca do professor em atividade de ensino a partir dos pressupostos teórico-metodológicos à luz da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Teve por objetivo compreender como as unidades formadoras das estruturas subjetivas da consciência se formam com a estrutura da atividade humana a partir do desenvolvimento do indivíduo e da consciência inferindo sobre a aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica realizada em artigos, livros, teses e dissertações. Nessa proposta, o texto discorre sobre as potencialidades da Teoria Atividade - necessidade, motivos, objetivos, ações e operações; possibilita o desenvolvimento do psiquismo dos sujeitos que a realizam. Dessa forma, a mediação e a qualidade do repertorio da atividade de ensino deve ser fundamentada com planejamento e desenvolvida a fim de possibilitar que o sujeito singular se aproprie da experiência humana genérica na direção do pensamento teórico.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), com Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidad de la Empresa, Montevideo, com título reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Tem Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción- Chile, Mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998), tendo cursado Licenciatura e Bacharelado em Química pela mesma instituição. Participou em Treinamento Avançado em Instrumentos de Gestão Ambiental em Hamburgo - Alemanha. É Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

MARQUES, R.; GONZALEZ, C. E. F.; XAVIER, C. R. Professor em atividade de ensino: pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–22, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1415. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1415. Acesso em: 11 dez. 2024.

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