Lúdico e inclusão: narrativas e experiências de professores diante de um contexto pandêmico em Nova Iguaçu-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1600

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as narrativas e concepções que professores atuantes na educação básica possuem sobre inclusão e o lúdico no contexto pandêmico, no qual enfrentamos devido à Covid-19. No entanto, esta investigação é considerada qualitativa, do tipo estudo de caso, no qual teve como base o curso “O Lúdico e suas Manifestações na Educação Básica”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Realizado no 1º semestre de 2021, de modo remoto, com a participação de aproximadamente 45 professores que atuam no âmbito do Ensino Fundamental. A partir desse curso e seus desdobramentos, concluímos que os professores que os professores reafirmam o quanto o espaço de encontro autoformativo entre docentes é fundamental principalmente por instaurar um ambiente para a troca de conhecimentos, nesse caso sobre a inclusão e a vivência do lúdico enquanto participação.  

Biografia do Autor

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil

Pós-Doutor em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da CAPES; Especialização em Psicopedagogia; Atendimento Educacional Especializado; Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segunda Licenciatura em Filosofia pela UniBF. Brinquedista formado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri/SP). Curso Normal/Formação de Professores pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD). Possui experiência docente em instituições públicas e privadas como o Colégio de Aplicação da UFRJ, Colégio Universitário Geraldo Reis vinculado a UFF, Secretaria Estadual de Educação (como professor de Filosofia), Centro Educacional Espaço Integrado, Instituto Sabendo Mais e entre outros. Atualmente é Pesquisador Científico do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ), como também membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ), e, Pesquisador Visitante do Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens (GIIL) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). No período de 2013 a 2018 atuou em projetos acadêmicos e científicos no Grupo de Pesquisa LUPEA: O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem. Assim como Pesquisador Júnior do MEC, na pesquisa "Violência e Preconceito na Escola" coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a UFRJ. Foi Formador Regional do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atuou na Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). Reúne significativa experiência na área da Educação com diversos livros, artigos publicados e entrevistas a veículos de comunicação. Suas pesquisas recentes tem como enfoque o lúdico, criatividade, inclusão, estética, alfabetização, docência e infância. 

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Aguiar, J. (2024). Lúdico e inclusão: narrativas e experiências de professores diante de um contexto pandêmico em Nova Iguaçu-RJ. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–18. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1600