POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULOS E QUALIDADE

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonice Matilde Richter Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Cristina Oliveira Pereira UFU Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1126

Resumo

  Neste estudo buscou-se compreender os referenciais teóricos utilizados na construção dos currículos dos cursos de Licenciatura na expansão universitária, verificar se estes garantem formação sólida nesta área de conhecimento e se as orientações e práticas estão em consonância com as propostas do novo Plano Nacional de Educação - PNE e diretrizes atuais. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica, dialogando com alguns autores, dentre os quais destacamos Matos (2006), Pimenta (2014) e Saviani (2014), seguida da análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada. Os dados revelaram dificuldades na viablização de projetos inovadores,  falta de autoria nos projetos, ausência de assessoria  com diálogo e formação conjunta dos formadores, princípios conservadores, investimentos insuficientes na infraestrutura, entre outros gargalos. Contudo, se por um lado houve dificuldades e controvérsias para a inovação curricular, por outro houve conquistas.  Por fim, faz-se necessário um aperfeiçoamento nas orientações políticas, diretrizes e práticas para a melhoria dos currículos de formação de professores.   Palavras-chave: Políticas. Formação. Currículos.

Biografia do Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da UFU, Mestre e doutora em Educação. Pos doutora em Educação pela FEUSP.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia

Pedagoga, mestre e doutora em Educação.

Fernanda Cristina Oliveira Pereira, UFU Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

BORGES, M. C.; RICHTER, L. M.; PEREIRA, F. C. O. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULOS E QUALIDADE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1126. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1126. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos