O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-5445-023X
  • Paulo Vinicius dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1191

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer quem é o professor iniciante dos primeiros anos do ensino fundamental da escola pública e quais são os desafios e aprendizados no seu desenvolvimento profissional. Procura-se analisar e compreender os desafios e as aprendizagens do professor iniciante no âmbito escolar, bem como a receptividade que a escola propicia a estes profissionais neste período de descobertas e de crises advindas da formação profissional, momento em que o professor fica à mercê dos seus dilemas, medos, angústias, inseguranças e incertezas, enquanto professor no início de sua carreira. Portanto, são inúmeros os conflitos e desafios vivenciados. O anseio pela escrita deste trabalho foi desencadeado durante a primeira experiência no magistério e pelas observações durante os estágios propiciados pela Universidade Federal de Uberlândia. Ressalta-se que este artigo retrata a realidade de uma escola municipal próxima à cidade de Ituiutaba-MG. Para esta análise, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os principais autores que deram sustentação a este trabalho foram Huberman (1992); Cavaco (1995); Franco (2000); Imbernón (2004); Garcia (2010) dentre outros, que problematizam esta discussão. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de entrevistas e a observação. Buscou-se, de forma clara e audaciosa, refletir sobre o ingresso nesta profissão que é marcada por inúmeras crises que, posteriormente, podem refletir no trabalho profissional.  Desafiou-se, também, o professor iniciante a indagar as teorias antes defendidas e/ou estudadas na Universidade, confrontando-as com as primeiras experiências no magistério, no cotidiano escolar.  O ensejo foi trazer uma contribuição desencadeadora de reflexões sobre a formação do professor, o acolhimento e o apoio necessários no início de sua carreira docente.

Biografia do Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu na Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e na Faced, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Paulo Vinicius dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor regente no Ensino Fundamental

Referências

BROSTOLIN, Marta Regina; OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa de. Educação Infantil: dificuldades e desafios do professor iniciante. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.4, n.11, p. 41-56, 2013. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/520/486. Acesso em:

CAVACO, Maria Helena. O ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Lisboa: Porto, 1995, p.155-177.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e sociais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

DALBERIO, Oswaldo; BORGES, Maria Célia. Metodologia científica - desafios e caminhos. São Paulo: Editora Paulus, 2014.

ERCOLIN, Eliza Helena; SÓRIO, Walter Fernandes; PASSAES, Manoel F.; RODRIGUES, Norberto; PINTO, Tânia Cristina dos G. O professor iniciante: expectativas na licenciatura em pedagogia e a realidade na sala de aula. Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico. 6. Edição, set. 2012.

ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a função docente. Lisboa: Porto, 1997, p.51 – 80.

FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008000100003. Acesso em: 22 nov. 2009.

FRANCO, Francisco Carlos. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho. BRUNO, Eliane Bambini; CHRISTOV, Luiza Helena. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000, p.33-36.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34 ed. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155 – 172, março/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018

GABARDO, Claudia Valéria; HOBOLD, Márcia de Souza. Início da docência: instigando professores do ensino fundamental. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 85-97, ago/dez. 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/48. Acesso em: 10 jan. 2018

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores, v. 3, n. 3, ago-dez. 2010.

GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Politicas docentes nos Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GATTI, Bernardete; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GUARNIERI, Maria Regina. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. São Carlos, 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, 1996.

HUBERMAN, Michael. O ciclo da vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992, p.31-61.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In.: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, Emília Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 85-98, 2004.

MARIN, Alda Junqueira. O curso de pedagogia em foco: fragilidades constantes e urgências da formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, ENDIPE XVII, Fortaleza, 2014. Anais... Disponível em: http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/. Acesso em: 24 jan. 2015.

MARIANO, André Luiz Sena. A aprendizagem da docência no início da carreira: Qual política? Quais problemas? Revista Exitus, v. 2, n 1. jan. /jun. 2012.

MORAIS, Régis de. Um abominável mundo novo? O ensino superior atual. São Paulo: Editora Paulus, 2011. (Coleção Educação Superior).

VIEIRA JÚNIOR, José Marcos. A construção do processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes, Viçosa, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência: In: Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, ENDIPE XVII, Fortaleza, 2014. Anais... Disponível em: http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/. Acesso em: 24 jan. 2015.

REIS, Marciene Aparecida Santos. Professores Iniciantes: narrativa como experiência de constituição no cotidiano da escola. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL, 2012. Anais... Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/115/429. Acesso em 10 jan. 2018

SOUZA, Dulcineia Beirigo de. Os dilemas do professor iniciante: reflexões sobre os cursos de formação inicial. Saber Acadêmico, n 08, dez. 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes 2002.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Rev. Educação. Santa Maria. V. 35, n.3, p 479-504, set/dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em 10 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

BORGES, M. C.; DOS SANTOS, P. V. O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–26, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1191. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1191. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos