Os impactos da proposta em curso da BNC formação de professores - tempos difíceis da formação dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1554Palavras-chave:
Formação de Professores, BNC-Formação, Neoliberalismo, BNCC, PedagogiaResumo
O presente trabalho emergiu da disciplina Gestão e Organização do Sistema Educacional, cursada no módulo: “Políticas de formação e trabalho docente no contexto da gestão da educação e da escola, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). O artigo propõe analisar os impactos da proposta em curso da Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC- Formação), aprovada pela Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, e apresentar as possíveis formas de resistências, conforme defesa da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), bem como diversos outros estudiosos da área. Configura-se como um estudo exploratório, delineado pela pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que as políticas atuais de formação de professores apresentam uma orientação influenciada pelo neoliberalismo, esvaziada teoricamente, tecnicista e voltada ao aprender a fazer, alijando o professor do saber teórico, da autonomia e do pensamento crítico.Referências
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