Formação continuada: um mapeamento dos programas oferecidos aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Roberta Miranda Silva Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil
  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1176

Resumo

O artigo, recorte da dissertação de mestrado na UFU, propõe expor sobre as principais políticas educacionais de formação continuada oferecidas aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil desde o início do século XXI. Tem como objetivo descrever as propostas dos principais programas de formação continuada implantados pelo Governo Federal a partir do ano de 2002, buscando compreender os resultados que elas refletem e no que contribuem para o perfil docente. A proposta é mapear os objetivos desses programas e suas ações para a formação continuada desses professores, além de ressaltar a busca contínua pelo desenvolvimento do ensino público no País. É importante destacar também o valor das ações políticas que contribuem para o desenvolvimento e a formação do professor, além de priorizar a capacitação docente.

Biografia do Autor

Roberta Miranda Silva, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu na Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e na Faced, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

SILVA, R. M.; BORGES, M. C. Formação continuada: um mapeamento dos programas oferecidos aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 40–65, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1176. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1176. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos