Formação continuada: um mapeamento dos programas oferecidos aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1176Resumo
O artigo, recorte da dissertação de mestrado na UFU, propõe expor sobre as principais políticas educacionais de formação continuada oferecidas aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil desde o início do século XXI. Tem como objetivo descrever as propostas dos principais programas de formação continuada implantados pelo Governo Federal a partir do ano de 2002, buscando compreender os resultados que elas refletem e no que contribuem para o perfil docente. A proposta é mapear os objetivos desses programas e suas ações para a formação continuada desses professores, além de ressaltar a busca contínua pelo desenvolvimento do ensino público no País. É importante destacar também o valor das ações políticas que contribuem para o desenvolvimento e a formação do professor, além de priorizar a capacitação docente.Referências
ALVARADO-PRADA, Luiz Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189114449009>. Acesso em: jun. 2017.
BARRETTO, Elba. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: Embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v.20; n.62; jul./set. 2015.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, v. 42, p. 94-112, 2011.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases nacionais da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 02 jul. 2016.
BRASIL. Lei n. 12.801 de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/documento_orientador_2015_versao_site.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Pró-Letramento. Apresentação. Orientações gerais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pro-letramento/apresentacao>. Acesso em: 25 jun. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica: orientações gerais. Catálogo – 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Rede/catalg_rede_06.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2016.
CAMARGO, Rosimeire Dias de. Proinfantil: ressignificando as práticas pedagógicas na educação infantil. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, 2012. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/oldfiles/educacao/docs/dissertacao/2012/ rosimeire_dias_de_camargo.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.
CAMPOS, Rosariane Gláucia Mendonça. O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA e suas implicações pedagógicas: concepção de alfabetização, atuação profissional e resultados obtidos. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc. Campinas, v.36, n. 131, p. 299-324, abr./jun., 2015.
FRADE, Isabel C. A. S. Formadores e professores: discutindo lógicas de ação. Revista Língua Escrita, Belo Horizonte, n. 1, jan. abr. 2007.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, SP, vol.23, no.80, p.136-167, set 2002.
______. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc., Campinas, SP, vol.24, no.85, p.1095-1124, dez. 2003.
______. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 28, n. 100, p. 1.203-1.230, out. 2007.
GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, vol.13, n.37, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf /rbedu/v13n37/06.pdf>. Acesso em: dez. 2016.
______. Políticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas. 2012.
GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba. Professores do Brasil: Impasses e desafios; Brasília, UNESCO, 2009.
GHIRALDELLI JR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MANZANO, Cinthia Soares. A formação de professores na Revista Brasileira de Educação (1995 – 2005): uma breve análise. In: 31ª REUNIÃO DA ANPED, 2008. Anais... Caxambu, MG, 2008, p.1-16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-4593-int.pdf>. Acesso em: 20 junho 2017.
JOSÉ, Lucimara de São. Os efeitos do pró-letramento na formação das professoras alfabetizadoras do município de Conselheiro Lafaiete [manuscrito]. 2012. 196 f. Dissertação - (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigi tal.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8ZKR77/dissertacao_lucimara_22_setembro.pdf? sequence=1>. Acesso em: 10 jul. 2016.
KOCHHANN, Maria Elizabeth Rambo; PIROLA, Nelson Antônio. GESTAR: Os desafios da formação em serviço. Disponível em: <http://need.unemat.br/4_forum/artigos/maria_elizabeth_1.pdf>. Acesso em: jun. de 2017.
LIBANÊO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2006.
MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. A política educacional e a formação de professores. Reflexões sobre os fundamentos teóricos e epistemológicos da reforma. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011.
MUNHOZ, Neire Sueli. Formação continuada: Estudo da influência do Pnaic na prática dos docentes de Barueri. 2016. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/19213?locale=en>. Acesso em: jun. 2017.
NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PAULO, Luciana Hallak. Políticas de qualificação no governo Lula/Dilma: reflexões sobre a formação humana. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2012. Anais... Campinas, 2012, p. 2-9. Disponível em:
<http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/3241d.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para uma nova profissão. Suíça: Universidade de Genebra, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação.
Significado, controvérsias e perspectivas. Campinas-SP: Autores Associados, 2014.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, vol. 9, n. 2, 2005, 30 p. Disponível em: <https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013.
TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 112 – 128.
______. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011, p. 56-111.
TORRES, Rosa Maria. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, Miriam Jorge (Org.). Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC São Paulo, 1998. p. 173-191.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.