Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1361Resumo
A profissão docente tem crescido exponencialmente no Brasil ao longo das últimas décadas. E, atrelados a esse crescimento, são observados alguns limites e desafios na formação inicial de professores, em especial no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão teórica acerca da formação inicial de professores. O objetivo é refletir sobre o processo de constituição docente, recuperando referências teóricas sobre a temática. É possível constatar, a partir da literatura revisada, que os docentes chegam ao Ensino Superior por meio de diferentes caminhos e histórias. Singularmente, os professores possuem motivações e razões que os impulsionam a trabalhar com a docência. Compreendeu-se também, que a constituição docente se trata de um aspecto que ocorre durante o percurso da própria carreira docente, e nesse sentido, possui forte relação com a formação inicial. Reconhece-se, ainda, que são vários os fatores que exercem influências nas escolhas e decisões dos profissionais da docência. A escola não deixa de ser um importante exemplo, sobretudo os professores que nela atuam e desempenham ações, pois nos dias atuais, a relação que os docentes estabelecem com a cultura e com o conhecimento refletem em suas práticas.
Referências
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória de perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012.
CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: Articulação entre as formações inicial e continuada de professores. Congresso Brasileiro de Qualidade de Educação: formação de professores. Brasília: MEC, SEF, 2002.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.
FLORES, Maria Assunção A. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Editora Senac: São Paulo, 2013.
GATTI, Bernardete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP. Vol. 1, n. 1, p. 90-102, maio/2009.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves. “Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES-GO. 2019. 323f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Uberaba. Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberaba, 2019.
TEIXEIRA, Geovana Ferreira Melo. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.