CULTURA MIDIÁTICA NA SOCIEDADE NEOLIBERAL: ENTREVISTA COM A PROFESSORA ADELINA NOVAES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1164Resumo
A temática das tecnologias digitais de informação e comunicação presente nas discussões instauradas na academia, no campo da Educação, perpassa por aspectos relevantes sobre a cultura midiática na sociedade neoliberal. Nesse sentido, este assunto propicia reflexões e debates, questiona consensos que possibilitariam cristalizar e engessar ideias e ações relativas ao comportamento do ser humano em uma dada sociedade; entretanto, distorce imagens e afirmações construídas ao longo da história das mídias e das telecomunicações. Nesta direção, elaboramos uma entrevista fundamentando-se nas obras de Dardot e Laval, Tardif, Raquel Barreto, entre outros autores; com o propósito de trazer à tona algumas contemplações sobre as contestáveis relações entre educação e tecnologias na sociedade neoliberal e seus efeitos na produção de subjetividades. Para tanto, convidamos pesquisadores com destaque no cenário nacional, ponderando suas significativas contribuições registradas na área em que atua. Dentre os pesquisadores convidados, entrevistamos Adelina Novaes (A. N.), considerando sua experiência como pesquisadora e docente na área da educação, sobretudo no Ensino Superior, com uma produção significativa em periódicos e eventos científicos. A seguir, apresentamos, de modo breve, um panorama da formação da entrevistada.Referências
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias e trabalho docente: entre políticas e práticas. Petrópolis: De Petrus et Alli; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014. 212 p.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 413 p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.