CULTURA MIDIÁTICA NA SOCIEDADE NEOLIBERAL: ENTREVISTA COM A PROFESSORA ADELINA NOVAES

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba (UNIUBE); Universidade do Minho - UMinho (Portugal).
  • Júlio Henrique Cunha Neto Universidade de Uberaba (UNIUBE).
  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba (UNIUBE).

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1164

Resumo

A temática das tecnologias digitais de informação e comunicação presente nas discussões instauradas na academia, no campo da Educação, perpassa por aspectos relevantes sobre a cultura midiática na sociedade neoliberal. Nesse sentido, este assunto propicia reflexões e debates, questiona consensos que possibilitariam cristalizar e engessar ideias e ações relativas ao comportamento do ser humano em uma dada sociedade; entretanto, distorce imagens e afirmações construídas ao longo da história das mídias e das telecomunicações. Nesta direção, elaboramos uma entrevista fundamentando-se nas obras de Dardot e Laval, Tardif, Raquel Barreto, entre outros autores; com o propósito de trazer à tona algumas contemplações sobre as contestáveis relações entre educação e tecnologias na sociedade neoliberal e seus efeitos na produção de subjetividades. Para tanto, convidamos pesquisadores com destaque no cenário nacional, ponderando suas significativas contribuições registradas na área em que atua. Dentre os pesquisadores convidados, entrevistamos Adelina Novaes (A. N.), considerando sua experiência como pesquisadora e docente na área da educação, sobretudo no Ensino Superior, com uma produção significativa em periódicos e eventos científicos. A seguir, apresentamos, de modo breve, um panorama da formação da entrevistada.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba (UNIUBE); Universidade do Minho - UMinho (Portugal).

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Doutorando em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias e trabalho docente: entre políticas e práticas. Petrópolis: De Petrus et Alli; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014. 212 p.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 413 p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Oliveira, E. S. A. de, Cunha Neto, J. H., & Cecílio, S. (2017). CULTURA MIDIÁTICA NA SOCIEDADE NEOLIBERAL: ENTREVISTA COM A PROFESSORA ADELINA NOVAES. Revista Profissão Docente, 17(36). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1164

Edição

Seção

Entrevista