Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1361Abstract
A profissão docente tem crescido exponencialmente no Brasil ao longo das últimas décadas. E, atrelados a esse crescimento, são observados alguns limites e desafios na formação inicial de professores, em especial no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão teórica acerca da formação inicial de professores. O objetivo é refletir sobre o processo de constituição docente, recuperando referências teóricas sobre a temática. É possível constatar, a partir da literatura revisada, que os docentes chegam ao Ensino Superior por meio de diferentes caminhos e histórias. Singularmente, os professores possuem motivações e razões que os impulsionam a trabalhar com a docência. Compreendeu-se também, que a constituição docente se trata de um aspecto que ocorre durante o percurso da própria carreira docente, e nesse sentido, possui forte relação com a formação inicial. Reconhece-se, ainda, que são vários os fatores que exercem influências nas escolhas e decisões dos profissionais da docência. A escola não deixa de ser um importante exemplo, sobretudo os professores que nela atuam e desempenham ações, pois nos dias atuais, a relação que os docentes estabelecem com a cultura e com o conhecimento refletem em suas práticas.
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