EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.594Abstract
Este artigo procura mostrar que a interpretação, etapa essencial do processo da leitura, responde pelo juízo crítico sobre o texto, mas ela mesma constitui apenas parte da leitura. A interpretação crítica é uma competência fundamental na vida da sociedade democrática, letrada e dependente do texto escrito. Diante da avalanche de textos produzidos na atualidade, a leitura, como um processo cognitivo complexo, tornou-se um grande desafio para a educação. A capacidade de discernir faz do leitor crítico aquele sujeito portador da dúvida metódica, da experiência de comparar elementos, da precaução para estabelecer veredicto e da capacidade de realizar novas combinações de sentido. INTERPRETAR é escolher de maneira fundamentada a melhor opção de significado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-06-06
How to Cite
DE JESUS, Osvaldo Freitas. EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 4–28, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.594. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/594. Acesso em: 5 jun. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.