Mapeamento das produções acadêmicas sobre o PNAIC: uma análise epistemológica da produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1304

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar a epistemologia da produção do conhecimento sobre o PNAIC, no período de 2013-2017. A investigação constitui-se no levantamento da produção acadêmica configurada em formatos de dissertações e teses especificamente da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi utilizado como referência para a busca das produções o termo descritor “PNAIC”. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: fragilidades na explicitação da abordagem metodológica adotada e tendência ao materialismo histórico dialético com opção dominante de método de estudo nas produções sobre o PNAIC.

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Arantes, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e graduação em Letras pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). É especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de  Campinas com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Exerce a docência na Universidade de Uberaba e na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACIHUS). É membro acadêmicos do Athens Institute for Education and Research (ATINER) e do Comitê Científico da Academic Genesis Platform (AGP). De 2011 a 2015 atuou como Pesquisador da Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste (REDECENTRO).

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Damásio Afonso. A produção acadêmica sobre formação docente: um estudo comparativo das dissertações e teses dos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Autêntica, v. 1, n.1, p. 41-56, ago. /dez. 2009.

ASSIS, Ana Katia Ferreira de. O PNAIC e a educação básica em Jataí-GO: o que revelam os documentos?. 2016. 180 f. Dissertação (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Goiás. Jataí, 2016.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE) ]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

________. Ministério da Educação. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.

Currículo Inclusivo: o direito de ser alfabetizado. Brasília: DF, 2014a.

_________. Ministério da Educação. Portaria nº - 867/2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União. Brasília, nº 129, Seção I, p. 22, jul. 2012.

_________. Ministério da Educação. Banco de teses e dissertações CAPES. 2016. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br>. Acesso em: 24 julho 2017.

CELLA, Sirley Morello. Letramentos em diálogo com o acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma ampliação da experiência com linguagem. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade. Campinas. Ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 71-90.

______. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Os desafios da teoria e da investigação educativa no contexto da crise societal. In: A construção do conhecimento em educação: aspectos históricos e suas tendências. Encontro Regional de Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

______. Educação e trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jan. /jun. 2008.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2006.

GATTI, Bernadete Angelina. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 25-35, set./dez. 2006.

GIARDINI, Bárbara Lima. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): caminhos percorridos pelo programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

GOLDMAN, Lucien. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979

MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Livro 1, Vol. I. 13a edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

LIVEIRA, Marineiva Moro Campos de. Concepções e fundamentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus desdobramentos na formação de alfabetizadores na perspectiva de uma alfabetização emancipatória em Xaxim/SC. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016.

RAMOS, Patricia Maria Guarnieri. A concepção de linguagem do PNAIC e implicações metodológicas para o ensino da linguagem escrita: um estudo a partir da psicologia histórico-cultural. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.

ROMANOWSKI. Joana Paulin.; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, 2006.

SAVIANI, Demerval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, 2007.

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. (Orgs.) Alfabetização. Brasília: MEC/INEP/Comped, 2000. (Série Estado do Conhecimento, n. 1).

SANFELICE, José Luis. Dialética e Pesquisa em Educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2ªed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2008.

WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília: INEP/MEC, ano 9, n. 47, p. 3-11, jul./set. 1990.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

ARANTES, V. F.; BATISTA, G. A. Mapeamento das produções acadêmicas sobre o PNAIC: uma análise epistemológica da produção de conhecimento. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 01–23, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i42.1304. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1304. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos