PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.974Resumo
Este artigo trata de um estudo bibliográfico realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, acerca das pesquisas desenvolvidas com foco nas temáticas, práticas pedagógicas e formação de professores, a partir da teoria das representações sociais como referencial teórico-metodológico. Apresenta 9 pesquisas realizadas nos últimos 5 anos, com destaque para seus objetivos, resultados e contribuições para a educação. As análises mostram que a temática práticas pedagógicas, inseridas no contexto da formação docente, necessita ainda ser mais bem trabalhada. Além de se mostrar numa relação estreita com o processo ensino-aprendizagem, evidencia também tensões no campo da formação, influenciando de modo significativo a forma de o professor planejar e organizar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino, avaliar o processo ensino-aprendizagem e relacionar-se com os alunos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Formação de Professores; Representações Sociais.Downloads
Publicado
2015-11-11
Como Citar
VIEIRA, V. M. de O.; RESENDE, M. R. PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.974. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/974. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.