O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1191

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo conhecer quem é o professor iniciante dos primeiros anos do ensino fundamental da escola pública e quais são os desafios e aprendizados no seu desenvolvimento profissional. Procura-se analisar e compreender os desafios e as aprendizagens do professor iniciante no âmbito escolar, bem como a receptividade que a escola propicia a estes profissionais neste período de descobertas e de crises advindas da formação profissional, momento em que o professor fica à mercê dos seus dilemas, medos, angústias, inseguranças e incertezas, enquanto professor no início de sua carreira. Portanto, são inúmeros os conflitos e desafios vivenciados. O anseio pela escrita deste trabalho foi desencadeado durante a primeira experiência no magistério e pelas observações durante os estágios propiciados pela Universidade Federal de Uberlândia. Ressalta-se que este artigo retrata a realidade de uma escola municipal próxima à cidade de Ituiutaba-MG. Para esta análise, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os principais autores que deram sustentação a este trabalho foram Huberman (1992); Cavaco (1995); Franco (2000); Imbernón (2004); Garcia (2010) dentre outros, que problematizam esta discussão. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de entrevistas e a observação. Buscou-se, de forma clara e audaciosa, refletir sobre o ingresso nesta profissão que é marcada por inúmeras crises que, posteriormente, podem refletir no trabalho profissional.  Desafiou-se, também, o professor iniciante a indagar as teorias antes defendidas e/ou estudadas na Universidade, confrontando-as com as primeiras experiências no magistério, no cotidiano escolar.  O ensejo foi trazer uma contribuição desencadeadora de reflexões sobre a formação do professor, o acolhimento e o apoio necessários no início de sua carreira docente.

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Author Biographies

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu na Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e na Faced, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Paulo Vinicius dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor regente no Ensino Fundamental

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Published

2019-06-07

How to Cite

BORGES, Maria Célia; DOS SANTOS, Paulo Vinicius. O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–26, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1191. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1191. Acesso em: 1 jun. 2025.

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