Constituir-se professor universitário: das representações sociais às práticas pedagógicas

Autores

  • Lilian Araújo Ferreira Zaidan Centro Universitário Projeção - UniPROJEÇÃO
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1245

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa/descritiva realizada a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), cujo problema e foco centra-se na ausência de uma formação inicial para a atuação na docência universitária. Buscou-se compreender como um professor do ensino superior, que não passou por uma formação inicial pedagógica, tem-se constituído professor. Para isso, aplicou-se um questionário e a técnica de associação livre de palavras tratada pelo software EVOC (Ensemble de Programmes Permettant L'annalyse des Evocations, de Vergès; versão 2002) em 80 professores de uma IES do Triangulo Mineiro, com o objetivo de identificar suas representações sociais sobre a “docência no ensino superior”. Os resultados mostram que os docentes pesquisados, por não possuírem uma formação inicial pedagógica, têm-se constituído professores, ancorados em representações sociais construídas a partir de vivências que tiveram durante a vida acadêmica e por tentativas de ensaio e erro.

Biografia do Autor

Lilian Araújo Ferreira Zaidan, Centro Universitário Projeção - UniPROJEÇÃO

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia, Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela União Educacional de Minas Gerais. Atuou como professora no ensino superior por sete anos, coordenadora do Núcleo de Metodologia e coordenadora geral da pós-graduação.

Vânia Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação - CIERS-Ed. Líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas. Coordenadora da RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Referências

ABRIC, Jean Claude. A Abordagem Estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, Antônia S. P.; OLIVEIRA, Denise C. (Orgs). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2. ed. Goiânia: AB Editora, 2000, p. 27-38.

ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, nº 117, São Paulo, novem. 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Depressão infantil: uma abordagem psicossocial. João Pessoa: Editora Universitária. 2001.

CRUZ, Magda Rosa R.(et al). Perfil do obeso mórbido candidato à cirurgia bariátrica atendido pelo ambulatório de nutrição da Santa Casa de Misericórdia. Revista Nutrição em Pauta, Paraná, ano XIII, n. 70, jan./fev. 2005.

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

JODELET, Denise. Representação sociais: um domínio em expansão. In:______ (Org.). Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001, p. 17-44.

MAZZOTTI, Tarso B. Doutrinas pedagógicas, máquinas produtoras de litígios. Marília: Poiesis Editora, 2008.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MUNHOZ, Izildinha Maria S. Educação para a carreira e representações sociais de professores: limites e possibilidades na educação básica (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2010.

PÉREZ GÓMEZ. Angel I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, Jimeno G. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p.10-26.

SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.

SILVA, Marinalva do R. B. Representações sociais de alunos e professores do curso de letras sobre o texto poético. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

VÈRGES, Pierre. Conjunto de programas que permitem a análise de evocações: EVOC: manual. Versão 5. Aix en Provence: 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Zaidan, L. A. F., & Vieira, V. M. de O. (2018). Constituir-se professor universitário: das representações sociais às práticas pedagógicas. Revista Profissão Docente, 18(39), 281–297. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1245

Edição

Seção

Artigos