EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO

Autores

  • Rita Maria Lemos
  • Vania Maria de Oliveira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.208

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo teórico que assinala a importância da educação tecnológica frente à formação docente e os saberes mobilizados em sua prática pedagógica, na tentativa de oferecer aos professores, reflexões sobre o seu cotidiano, procurando, assim, sair do ativismo, tão comum ao meio escolar. Apóia-se em pesquisas apresentadas no GT 08, Formação de Professores, do 31o Encontro da Anped e em autores como Bastos, Contreras, Elliott, Freire, Grinspun, Perrenoud, Rehem, Schon, Tardif, Zabala e outros. Esses autores entendem que o professor profissional tem um papel político a desempenhar, educando para uma sociedade em constante mutação, que requer novas capacidades dos formadores de profissionais frente à complexidade do mundo do trabalho.Palavras-chave: Educação tecnológica. Formação docente. Saberes e práticas.

Downloads

Como Citar

LEMOS, R. M.; VIEIRA, V. M. de O. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.208. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/208. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos