EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.208Resumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo teórico que assinala a importância da educação tecnológica frente à formação docente e os saberes mobilizados em sua prática pedagógica, na tentativa de oferecer aos professores, reflexões sobre o seu cotidiano, procurando, assim, sair do ativismo, tão comum ao meio escolar. Apóia-se em pesquisas apresentadas no GT 08, Formação de Professores, do 31o Encontro da Anped e em autores como Bastos, Contreras, Elliott, Freire, Grinspun, Perrenoud, Rehem, Schon, Tardif, Zabala e outros. Esses autores entendem que o professor profissional tem um papel político a desempenhar, educando para uma sociedade em constante mutação, que requer novas capacidades dos formadores de profissionais frente à complexidade do mundo do trabalho.Palavras-chave: Educação tecnológica. Formação docente. Saberes e práticas.Downloads
Como Citar
LEMOS, R. M.; VIEIRA, V. M. de O. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.208. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/208. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.