Instrumentos avaliativos: diálogos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1671Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos, provasResumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que foi desenvolvida em um curso de mestrado em Educação. Com apoio CAPES, faz parte da Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores- RIDEP. Parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos utilizados pelos seus professores. Desse modo, apresentamos um recorte desse estudo, que investigou instrumentos de avaliação da aprendizagem e suas possibilidades de utilização. Ressaltamos a importância do estabelecimento de objetivos claros para a definição dos instrumentos a serem trabalhados, a diversidade de instrumentos possibilita a construção de conhecimentos, o acompanhamento discente, o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da responsabilidade. Nesse sentido, elegemos: Autoavaliação, Provas objetivas e discursivas, Observação, Relatório, Portfólio, Mapa conceitual, Seminários e Pesquisa. Foi possível constatar que cada instrumento oferece uma abordagem que pode favorecer tanto o processo de aprendizagem como o acompanhamento do professor.
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