Profissão docente: representações sociais compartilhadas por professores(as) na rede Facebook
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1370Resumo
Este artigo analisa comunicações em torno da profissão docente compartilhadas por professores na rede social Facebook. Adota como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, delineado como pesquisa documental. Da rede social Facebook, foram selecionadas e analisadas, a partir da técnica de análise de conteúdo, cinco páginas relacionadas à docência. Nas representações sociais do ser professor identificadas neste artigo, ganharam relevo elementos como excesso de trabalho e múltiplas exigências por parte da escola e sistemas. Os professores destacam os limites de ordem institucional enfrentados no dia a dia da profissão. Eles vivenciam limitações materiais e didáticas nas escolas e, muitas vezes, precisam trabalhar na base do improviso. Os elementos que comprometem o trabalho docente explicitados neste artigo são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma, ignoramos os obstáculos interpostos ao exercício da profissão.Referências
ARAÚJO, Camila Afonso Ferreira. Bem-estar docente: investigando profissionais nessa condição na escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. p. 01-28.
ARRUDA, Ângela. Representações Sociais: dinâmicas e redes. In: ALMEIDA, Angela Maria. Maria de Oliveira.; SANTOS, Maria Fátima Souza.; TRINDADE, Zeidi A. (Orgs.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2011. p. 355–369.
BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa et al. Imagens da Docência: um estudo sobre o processo de trabalho e mal-estar docente. Revista mal-estar e subjetividade. Fortaleza, v. 13, n. 1-2, p. 249–270, mar/jun. 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edição revista e atualizada. São Paulo: Edições 70, 2016.
BELING, Fernanda. Quais são as dez maiores redes sociais. 2016. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais. Acesso em: 03 jan. 2019.
CASTRO, Thaiz Reis Albuquerque de; MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais da profissão docente: o estado da produção científica brasileira. In: ENCONTRO DE PESQUISA NACIONAL DE PERNAMBUCO - EpePE, 7., 2018, Recife, Pernambuco. Anais [...]. UFRPE, 2018. p. 01-18.
CUNHA, Arisnaldo Adriano da. Autoria e cooperação na formação de sujeitos nas redes sociais: o caso do ENEM no Facebook. 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DIEB, Messias; ARAÚJO, Júlio; VASCONCELOS, Jamilley L. A representação social de professor em fanpages do Facebook. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.705-726, set./dez. 2014.
FAGUNDES, Mateus Miranda; ZANELLA, Michele; TORRES, Tatiana Lucena. Cidadão em foco: representações sociais, atitudes e comportamentos de cidadania. Psicologia: teoria e prática, v. 14, n. 1, p.55-69, abr. 2012.
FURTADO, Everley Rosane Goetz. Representações sociais do corpo, mídia e atitudes. 2009. 459 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
GALLI, Ida. A teoria das representações sociais: do nascimento ao seu desenvolvimento mais recente. Trad. Alexandre Rosado. Revista ADM. MADE, p. 01-14, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
LENGERT, Rainer. Profissionalização docente: entre vocação e formação. La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 2, jul./dez. 2011.
LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmásio. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANDÚ, Tamirys Mariana Camarote; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. A formação inicial no curso de pedagogia: representações, caminhos e perspectivas dos estudantes. ETD – Educ. temat. digit., Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 560-577, set./dez. 2013.
MAZZOTTI, Alda Judite Alves.; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Cibercultura: uma nova era das representações sociais? In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria Fátima Souza.; TRINDADE, Zeidi Araujo. (Orgs.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2011. p.457- 484.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
NEILPATEL. As redes sociais mais usadas. 2019. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/redes-sociais-mais-usadas/. Acesso em: 03 jan. 2019.
NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.
PIZZI, Cristina Vieira; ARAUJO, Isabela Rosália Lima; MELO, Wanessa Lopes de. A precarização na sala de aula: reflexões sobre seus efeitos na ótica docente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, n. 18, p. 135-151, 2012.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v. 28, n. 68, p.114-124, maio/ago. 2014.
REZENDE, Enivalda Vieira dos Santos. Resiliência no contexto da prática pedagógica de professoras de escolas públicas municipais do Recife. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
ROSSO, Ademir José; CAMARGO, Brígido de Vizeu. As Representações Sociais do Desgaste no trabalho a partir dos simbolismos associados à docência. ETD – Educ. temat. digit., Campinas, SP v. 14, n. 2, p. 179-200, jul./dez. 2012.
SILVA, Lygia de Assis. O uso pedagógico do twitter no desenvolvimento das habilidades para o letramento: possibilidades de comunicação e interação mediadas pelas tecnologias digitais. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
TOMAÉL, Maria Inez; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.