O CURSO DE PEDAGOGIA: nas representações sociais de estudantes em formação

Autores

  • Márcia Alves Tenório Basílio Professora da Faculdade Joaquim Nabuco Recife, PE, Brasil
  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.571

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e discutir os elementos gerais, conteúdo de base das representações sociais do curso de Pedagogia entre estudantes em processo formativo. O estudo, de natureza qualitativa, apoiou-se no referencial de Moscovici. Os participantes foram 215 estudantes da UFPE matriculados no referido curso. Utilizamos como procedimento de coleta a associação livre de palavras. A técnica de análise de conteúdo lexical de Bardin (2004) orientou a organização e discussão das evocações. Os resultados revelaram uma representação social polissêmica de Pedagogia centrada nos elementos: educação; formação humana; profissão docente e sua desvalorização; exigências e atributos (teórico, amor, dedicação e vocação). Embora representem o curso como desvalorizado e teórico, os estudantes revelaram que são pessoas melhores, mais preocupadas com o outro, admitem que a formação resgata  a humanidade dos sujeitos.

Biografia do Autor

Márcia Alves Tenório Basílio, Professora da Faculdade Joaquim Nabuco Recife, PE, Brasil

Mestre em Educação pela UFPE – Professora da Faculdade Joaquim NabucoRecife, PE, Brasil

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Associado do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica -Centro de Educação – UFPE - Bolsistade de produtividade em pesquisa -CNPq

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Publicado

2013-04-12

Como Citar

TENÓRIO BASÍLIO, M. A.; MACHADO, L. B. O CURSO DE PEDAGOGIA: nas representações sociais de estudantes em formação. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 99–119, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.571. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/571. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos