O CURSO DE PEDAGOGIA: nas representações sociais de estudantes em formação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.571Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e discutir os elementos gerais, conteúdo de base das representações sociais do curso de Pedagogia entre estudantes em processo formativo. O estudo, de natureza qualitativa, apoiou-se no referencial de Moscovici. Os participantes foram 215 estudantes da UFPE matriculados no referido curso. Utilizamos como procedimento de coleta a associação livre de palavras. A técnica de análise de conteúdo lexical de Bardin (2004) orientou a organização e discussão das evocações. Os resultados revelaram uma representação social polissêmica de Pedagogia centrada nos elementos: educação; formação humana; profissão docente e sua desvalorização; exigências e atributos (teórico, amor, dedicação e vocação). Embora representem o curso como desvalorizado e teórico, os estudantes revelaram que são pessoas melhores, mais preocupadas com o outro, admitem que a formação resgata a humanidade dos sujeitos.Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Ed. AB, 1998.
ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa sobre formação de professores no Brasil: 1990/98. In: CANDAU, V. M. (Org.) Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 257-66.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith Alves. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. In: Em aberto, Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994. p. 60-77.
________; MAIA, Helenice. Representações de formação e trabalho docente de professores de Curso Normal Médio. VII Jornada Internacional sobre representações sociais & V Conferência brasileira sobre representações sociais, 5. Vitória, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa/Portugal 2004, 3ª edição.
BRASIL, Resolução CNE/CP 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, 16/05/2006.
DOTTA, Leanete Teresinha Thomas. Representações sociais do ser professor. Campinas-SP. Editora Alínea, 2006.
GATTI, A. Bernadete; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M. R.; ALMEIDA, Patrícia C. Albieri de. A atratividade da carreira docente no Brasil. In: Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 1, maio 2010 – Fundação Victor Civita – São Paulo. Anual. Estudos realizados em 2007, 2008 e 2009. p.139-210.
GONÇALVES, Luciana dos Santos; AZEVEDO, Heloísa Helena Oliveira de. O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo. Anais da 33ª Reunião anual da ANPED, GT- 8: Formação de Professores, 2010.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: _____. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ. 2001. p. 17-44. Tradução: Lilian Ulup.
MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1979. Tradução: Álvaro Cabral.
NÓBREGA, Sheva Maia da. Sobre a Teoria das Representações Sociais. In: PAREDES, Antonia Silva. Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/ Autor Associado, 2001. p. 55-87.
SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 2ª edição.
SPINK, Mary Jane Paris. Análise de Representações Sociais. In: ____ (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 85-108.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.