IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Medeiros Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.856

Resumo

O presente artigo analisa a implicação do curso de Pedagogia para a prática docente dos professores iniciantes. O texto resulta de investigação de natureza exploratória. Foram entrevistadas 14 professoras que fizeram sua formação inicial na UFPE e estavam com até três anos de exercício na profissão em escolas da Rede Municipal do Recife. Os resultados mostraram a relevante implicação do curso de Pedagogia para a prática do professor iniciante. Foi enfatizado o valor das diferentes metodologias para o trabalho cotidiano desses professores. Algumas limitações foram apontadas pelas professoras como, o não acesso aos conteúdos de artes, sexualidade e meio ambiente  e insuficiência do estágio para a aprendizagem profissional. O curso é visto de maneira positiva pelas profissionais, no entanto, elas reiteram a necessidade de maior articulação teoria/prática no processo formativo. Mesmo sem considerar a formação inicial em Pedagogia como definitiva e completa, ela precisa estar vigilante às demandas constantes dos professores que iniciam sua prática docente na escola pública.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica -Centro de Educação – UFPE

Renata Medeiros Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Professora da rede municipal de Recife. E-mail: renatamm@gmail.com

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Machado, L. B., & Machado, R. M. (2015). IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.856

Edição

Seção

Artigos