Profissão docente: representações sociais compartilhadas por professores(as) na rede Facebook
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1370Abstract
Este artigo analisa comunicações em torno da profissão docente compartilhadas por professores na rede social Facebook. Adota como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, delineado como pesquisa documental. Da rede social Facebook, foram selecionadas e analisadas, a partir da técnica de análise de conteúdo, cinco páginas relacionadas à docência. Nas representações sociais do ser professor identificadas neste artigo, ganharam relevo elementos como excesso de trabalho e múltiplas exigências por parte da escola e sistemas. Os professores destacam os limites de ordem institucional enfrentados no dia a dia da profissão. Eles vivenciam limitações materiais e didáticas nas escolas e, muitas vezes, precisam trabalhar na base do improviso. Os elementos que comprometem o trabalho docente explicitados neste artigo são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma, ignoramos os obstáculos interpostos ao exercício da profissão.
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