Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1380

Resumo

A ludicidade no ensino vem sendo utilizada como uma ferramenta eficiente para unir o interesse, a motivação e o aprendizado dos discentes. Este artigo aborda uma didática de intervenção lúdica como atividade avaliativa no ensino de Ciências em uma escola no interior do Amazonas. A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida por acadêmicos do curso de Ciências, participantes do Programa Residência Pedagógica. Após a aula de revisão do bimestre letivo, foram aplicados três jogos: Quiz, trilha do conhecimento e pirâmide de alimentos, com perguntas objetivas e de múltipla escolha. Como critério de avaliação foram considerados a participação, comprometimento, conhecimento teórico e trabalho em grupo. O uso de atividades lúdicas como avaliação demonstrou ser uma boa ferramenta para analisar o desempenho e a participação dos discentes, além de despertar o interesse e cooperativismo entre as equipes. Assim, pôde-se evidenciar a contribuição da ludicidade como estratégia metodológica na formação e desenvolvimento dos discentes.

Biografia do Autor

Bianca Ferreira Neves, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Felipe Lourenço Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora, mestre e graduada em Química. Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ALÍPIO, Ana Carla Nascimento; GALIETA, Tatiana. Os diferentes processos avaliativos no ensino de ciências: quais são as interpretações dos alunos? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 11, n. 1, p. 50-72, 2018.

AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da natureza e suas tecnologias. 2018.

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, vol. 19, n. 39, p. 49-64, 2008.

CRISOSTIMO, Ana Lúcia; KIEL, Cristiane Aparecida. O lúdico e o ensino de ensino de Ciências: saberes do cotidiano, Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2017.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, vol. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; Marion Rodrigues DARIZ; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, vol. 45, p. 57-67, 2013.

FERRO, Bruno Rogerio; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries inicial do ensino fundamental. Revista Cientifica UNAR, vol. 18, p. 109-129, 2019.

HONORO, Francisca Amaro dos Santos; OLIVEIRA, Maria de Fátima Augusto. Avaliação na educação infantil. In: III CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais [...]. Natal, RN, Editora Realize, 2016.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, Ana Paula Santos; ILHA, Phillip Vilanova; SILVA, Rodrigo Couto Corrêa; SOARES, Félix Alexandre Antunes. Learning for Projects in Fundamental Teaching: strategy for understanding food pyramid. Research, Society and Development, vol.8, n.1, p.1-18, 2019.

MENDES, Ana Nery Furlan; ROCHA, Sandra Mara S.; SALVADOR, Paula FORRECHI, Cinthia Ronconi. O Ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 5, n. 11, p. 234-252, 2019.

OLIVEIRA, Maria Elizete Pereira Alencar; BARROSO, Maria Cleide da Silva; HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira. Science teaching in basic education: student learning and teacher practice from the perspective of evaluations. Research, Society and Development, vol. 9, n.7, p.1-12, 2020.

PAIS, Heloisa Mirian V.; SILVA, Regivalda C. de Souza; SOUZA, Simone M. de Souza; FERREIRA, Anna Rebeka O. Ferreira; MACHADO, Marcio Fraiberg. A contribuição da ludicidade no ensino de ciências para o ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, vol. 5, n. 2, p. 1024-1035, 2019.

REZENDE, Flávia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Revista Ensaio, vol. 2, n. 1, p.70-87, 2002.

SILVA, José Luis Paula Barros; MORADILLO, Edilson Fortuna. Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.4, n.1, p. 1-12, 2002.

SOARES, Márlon Hebert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: uma discussão necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química, vol. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.

STOCHERO, Emanuelle; GARCEZ, Tatiane Fontoura; CORRÊA, Debora Muller; COELHO, Franciele Braz de Oliveira. O uso do modelo didático pirâmide alimentar na aprendizagem dos princípios de uma alimentação saudável. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Anais [...], Unipampa, 2019.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

YAKAMOTO, Maria Emilia. VALENTOSA, Jaroslava Varella. Manual de Psicologia Evolucionista. Natal: Edufrn, 2918.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–13, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1380. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1380. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos