Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1380

Resumo

A ludicidade no ensino vem sendo utilizada como uma ferramenta eficiente para unir o interesse, a motivação e o aprendizado dos discentes. Este artigo aborda uma didática de intervenção lúdica como atividade avaliativa no ensino de Ciências em uma escola no interior do Amazonas. A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida por acadêmicos do curso de Ciências, participantes do Programa Residência Pedagógica. Após a aula de revisão do bimestre letivo, foram aplicados três jogos: Quiz, trilha do conhecimento e pirâmide de alimentos, com perguntas objetivas e de múltipla escolha. Como critério de avaliação foram considerados a participação, comprometimento, conhecimento teórico e trabalho em grupo. O uso de atividades lúdicas como avaliação demonstrou ser uma boa ferramenta para analisar o desempenho e a participação dos discentes, além de despertar o interesse e cooperativismo entre as equipes. Assim, pôde-se evidenciar a contribuição da ludicidade como estratégia metodológica na formação e desenvolvimento dos discentes.

Biografia do Autor

Bianca Ferreira Neves, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Felipe Lourenço Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora, mestre e graduada em Química. Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–13, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1380. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1380. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos