Programa Residência Pedagógica no período remoto: um estudo de caso em Manaus-AM

Autores

  • Aline Samara Lima de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1414

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Covid-19

Resumo

O Programa Residência Pedagógica possui o objetivo de incentivar a formação docente, a partir da segunda metade do curso, melhorando, assim, a qualidade dos cursos de licenciatura, e possibilitando ao licenciando o contato direto com a prática escolar. Este relato de experiência objetiva apresentar a experiência adquirida durante parte do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ama zonas-UFAM no período do ensino remoto na cidade de Manaus-AM. Durante o período de atuação, foram realizadas atividades como: apresentação da escola, criação do cronograma e planejamento das atividades do primeiro módulo, organização do laboratório interdisciplinar da escola, aplicação de questionários e elaboração do diagnóstico escolar, realizado a partir de observações aos diversos ambientes da escola. A metodologia apresenta caráter descritivo e exploratório. Pode-se verificar que o Programa Residência Pedagógica proporcionou uma série de oportunidades, mostrando, na prática, a realidade da atuação da profissão docente no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM.  Aluna bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Jesus, A. S. L. de, & Yamaguchi, K. K. de L. (2021). Programa Residência Pedagógica no período remoto: um estudo de caso em Manaus-AM. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1414

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