Análise do percurso acadêmico de discentes ingressantes no curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Greyciele Cerdeira Fonseca Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil
  • Tiago Maretti Gonçalves Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1604

Palavras-chave:

ensino superior, desafios acadêmicos, formação docente, Coari

Resumo

O percurso de adaptação dos discentes ao ingressar em cursos universitários nem sempre é fácil, pois exige uma série de mudanças e condições que nem sempre o acadêmico está preparado. Dessa forma, este artigo busca apresentar o perfil e relatar as motivações e adaptação de alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O método utilizado para identificar as motivações e adaptações dos discentes do referido curso, foi a pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa-quantitativa, com a finalidade de descrever e explorar sobre a temática com esse público específico. Participaram da pesquisa 32 licenciandos do primeiro período. Como resultado, verificou-se que 94% dos discentes vieram do ensino público e que as principais motivações dos ingressantes relaciona-se com a facilidade com a disciplina de Ciências. No entanto, se pudessem, escolheriam outros cursos, principalmente na área da saúde. Esse é o primeiro relato sobre os ingressantes do curso de Ciências do ISB/UFAM e subsidia possibilidades de implementação de políticas públicas para o curso de Ciências, além de contribuir com as pesquisas sobre a formação docente.

Biografia do Autor

Greyciele Cerdeira Fonseca, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (2022) e Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (FACEMINAS). Participou como bolsista dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Residência Pedagógica, atuando ainda em monitoria de disciplinas.

Tiago Maretti Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil

Doutor em Ciências (2019), pelo Programa de Pós-graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar - SP.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010), em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008) e em licenciatura em química pela Universidade Única (2022). Possui mestrado (2011) e doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. É bolsista de produtividade da FAPEAM em CTI . Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA), Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas (NESPA) e Bioprocessos Avançados na Química de Produtos Naturais para o Desenvolvimento Nacional pela Biodiversidade (ABC-NP).

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

FONSECA, G. C.; GONÇALVES, T. M. .; YAMAGUCHI, K. K. de L. Análise do percurso acadêmico de discentes ingressantes no curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas . Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–15, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1604. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1604. Acesso em: 25 out. 2024.