Aprendizagem em Química: relato de experiência sobre as dificuldades detectadas durante as monitorias das disciplinas de Química Teórica e Experimental

Autores

  • Célio dos Santos Almeida Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Vera Lúcia Imbiriba Bentes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - UFAM http://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1500

Palavras-chave:

Química, Monitoria, Dificuldade

Resumo

Este trabalho visa apresentar as dificuldades detectadas pelos graduandos de licenciatura em Ciências, durante as atividades de monitoria de Química teórica e experimental no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo caracteriza-se como relato de experiência, fundamentado em pesquisa descritiva e qualitativa, compreendendo o período letivo de 2017/1, 2018/1, 2019/1 e 2019/2 durante as monitorias de Química Geral, Química Orgânica, Química Inorgânica Experimental e Química Analítica, respectivamente. Pôde-se observar que existiam dificuldades na elaboração dos relatórios de aulas experimentais e no entendimento dos conteúdos, que como consequência, comprometiam a resolução das avaliações, sobretudo quando envolviam cálculos, fórmulas e a interpretação das questões. A monitoria possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos acerca dos conteúdos de Química, como também proporcionou a aquisição de novos conhecimentos e experiências da docência de nível superior.

Biografia do Autor

Célio dos Santos Almeida, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduado em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Vera Lúcia Imbiriba Bentes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Adjunta III da Universidade Federal do Amazonas, Campus Médio Solimões Coari/AM, possui doutorado em Química de materiais e interfaces pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Química Ambiental, Graduação em Licenciatura/Bacharelado em Química. 

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas (NESPA).

Referências

ABREU; T. O. et al. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Revista Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, p. 507-512, 2014.

ASSIS, F. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista Enfermagem UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006.

BORGES, M. N.; RIBEIRO, C. M. R.; SOUZA, N. A. Valorização do monitor versus diminuição da evasão na monitoria. Revista Educación Química, v. 16, n. 4, p. 586-592, 2005.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34. n. 2, p. 92-98, 2012.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudo Pedagógico, Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, 2014.

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, v.8, n.2, p.144-158, 2010.

GOMES, R. S.; MACEDO, S. H. Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química. Revista Vértices, v. 9, n. 1/3, 2007.

HAAG, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 2, 2008.

MATOSO, L M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, ano 3, n. 2, 2014.

MELLO, R. M. Q.; MICARONI, L.; CUNHA, M. M. Química na prática: divulgando a química nas escolas. Revista Extensão em Foco, n. 17, p. 149 -163. 2018.

MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 39, n.1, p. 12-18, 2017.

PINHEIRO, J. M.; SILVA, K. C.; SOUSA, E. M. R. Relato de experiência: o valor da monitoria acadêmica: otimização e incentivo ao processo ensino-aprendizagem.

Revista Saberes da UNIJIPA, Ji-Paraná, v. 10, n. 3, p. 177-186, 2018.

QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de graduação em química. Revista Química Nova, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18°, 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2016. p.1-10.

RODRIGUES, J. S. M.; RODRIGUES, M. V. A.; RODRIGUES, A. M. Ensino de físico-química: perspectivas e dificuldades elencadas por alunos de uma escola pública de ensino médio do Maranhão. Justitia Liber, v.2, n.2, p.8-12, 2020.

SOUZA, A. A. et al. Leitura e debate na sala de aula como alternativa na contextualização sobre elementos químicos e construção de habilidades argumentativas dos alunos. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1°, 2015, Arapiraca. Anais... Arapiraca: 2015. p. 1-9.

SILVA, P. F.; SILVA, T. P.; SILVA, G. N. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, ano 7, n. 13, 2015

TOURINHO, C. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito?. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 1, n. 2, p. 325-346, 2011.

UEHARA, F. M. G. Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino médio no estudo de equilíbrio químico. 101f. 2005. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

UFAM. Resolução n° 006, 26 de Fevereiro de 2013. Regulamenta o programa de monitoria no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. Manaus: Plenário Moysés Abraham Cohen/UFAM, 2013. Disponível em: http://dfil.ufam.edu.br/attachments/article/36/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2006-2013%20CEG.pdf. Acessado em: 7 set. 2020.

VIDAL, R. M. B.; MELO, R. C. A Química dos sentidos: uma proposta metodológica. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 182-188, 2013.

YAMAGUCHI, K. K. L.; YAMAGUCHI, H, K. L.; SILVA, J. D. Avaliação das dificuldades dos estudantes de graduação na elaboração de relatórios de química experimental. Revista Química Nova, v. 43, n. 5, p.636-641, 2020.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. 2° ed. Florianópolis: UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Almeida, C. dos S. ., Bentes, V. L. I., & Yamaguchi, K. K. de L. (2023). Aprendizagem em Química: relato de experiência sobre as dificuldades detectadas durante as monitorias das disciplinas de Química Teórica e Experimental. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–15. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1500

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)