Aprendizagem em Química: relato de experiência sobre as dificuldades detectadas durante as monitorias das disciplinas de Química Teórica e Experimental

Autores

  • Célio dos Santos Almeida Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Vera Lúcia Imbiriba Bentes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - UFAM http://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1500

Palavras-chave:

Química, Monitoria, Dificuldade

Resumo

Este trabalho visa apresentar as dificuldades detectadas pelos graduandos de licenciatura em Ciências, durante as atividades de monitoria de Química teórica e experimental no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo caracteriza-se como relato de experiência, fundamentado em pesquisa descritiva e qualitativa, compreendendo o período letivo de 2017/1, 2018/1, 2019/1 e 2019/2 durante as monitorias de Química Geral, Química Orgânica, Química Inorgânica Experimental e Química Analítica, respectivamente. Pôde-se observar que existiam dificuldades na elaboração dos relatórios de aulas experimentais e no entendimento dos conteúdos, que como consequência, comprometiam a resolução das avaliações, sobretudo quando envolviam cálculos, fórmulas e a interpretação das questões. A monitoria possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos acerca dos conteúdos de Química, como também proporcionou a aquisição de novos conhecimentos e experiências da docência de nível superior.

Biografia do Autor

Célio dos Santos Almeida, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduado em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Vera Lúcia Imbiriba Bentes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Adjunta III da Universidade Federal do Amazonas, Campus Médio Solimões Coari/AM, possui doutorado em Química de materiais e interfaces pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Química Ambiental, Graduação em Licenciatura/Bacharelado em Química. 

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas (NESPA).

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

ALMEIDA, C. dos S. .; BENTES, V. L. I.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Aprendizagem em Química: relato de experiência sobre as dificuldades detectadas durante as monitorias das disciplinas de Química Teórica e Experimental. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–15, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1500. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1500. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência