O CURSO DE PEDAGOGIA: nas representações sociais de estudantes em formação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.571Abstract
O objetivo deste artigo é identificar e discutir os elementos gerais, conteúdo de base das representações sociais do curso de Pedagogia entre estudantes em processo formativo. O estudo, de natureza qualitativa, apoiou-se no referencial de Moscovici. Os participantes foram 215 estudantes da UFPE matriculados no referido curso. Utilizamos como procedimento de coleta a associação livre de palavras. A técnica de análise de conteúdo lexical de Bardin (2004) orientou a organização e discussão das evocações. Os resultados revelaram uma representação social polissêmica de Pedagogia centrada nos elementos: educação; formação humana; profissão docente e sua desvalorização; exigências e atributos (teórico, amor, dedicação e vocação). Embora representem o curso como desvalorizado e teórico, os estudantes revelaram que são pessoas melhores, mais preocupadas com o outro, admitem que a formação resgata a humanidade dos sujeitos.
Downloads
References
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Ed. AB, 1998.
ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa sobre formação de professores no Brasil: 1990/98. In: CANDAU, V. M. (Org.) Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 257-66.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith Alves. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. In: Em aberto, Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994. p. 60-77.
________; MAIA, Helenice. Representações de formação e trabalho docente de professores de Curso Normal Médio. VII Jornada Internacional sobre representações sociais & V Conferência brasileira sobre representações sociais, 5. Vitória, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa/Portugal 2004, 3ª edição.
BRASIL, Resolução CNE/CP 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, 16/05/2006.
DOTTA, Leanete Teresinha Thomas. Representações sociais do ser professor. Campinas-SP. Editora Alínea, 2006.
GATTI, A. Bernadete; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M. R.; ALMEIDA, Patrícia C. Albieri de. A atratividade da carreira docente no Brasil. In: Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 1, maio 2010 – Fundação Victor Civita – São Paulo. Anual. Estudos realizados em 2007, 2008 e 2009. p.139-210.
GONÇALVES, Luciana dos Santos; AZEVEDO, Heloísa Helena Oliveira de. O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo. Anais da 33ª Reunião anual da ANPED, GT- 8: Formação de Professores, 2010.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: _____. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ. 2001. p. 17-44. Tradução: Lilian Ulup.
MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1979. Tradução: Álvaro Cabral.
NÓBREGA, Sheva Maia da. Sobre a Teoria das Representações Sociais. In: PAREDES, Antonia Silva. Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/ Autor Associado, 2001. p. 55-87.
SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 2ª edição.
SPINK, Mary Jane Paris. Análise de Representações Sociais. In: ____ (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 85-108.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.