A formação dos conceitos científicos na perspectiva da teoria-histórico-cultural: estudo teórico
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1177Abstract
Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo teórico sobre a formação dos conceitos científicos (2016) em Vigotski (2010 e Leontiev (2004). Trata-se de uma pesquisa teórica (DAVIDOV, 1988) realizada por meio de uma investigação conceitual para sistematizar o processo de formação dos conceitos científicos em relação aos conceitos espontâneos. São discutidos os fundamentos teóricos da formação humana na perspectiva histórico-cultural, o papel da linguagem na apropriação dos conceitos científicos e o processo de formação dos conceitos científicos em relação aos conceitos espontâneos. As considerações finais apontam a importância da organização do trabalho educativo do professor para a formação dos conceitos científicos dos alunos tendo em vista o desenvolvimento integral. Cabe a escola situar-se na esfera complexa da atividade humana fazendo a ponte com os conhecimentos da atividade empírica na vida cotidiana. Nesse contexto, o papel do professor como organizador do trabalho educativo é essencial para o desenvolvimento integral de seus alunos.References
DAVIDOV, Vasili V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Tradução de Marta Suare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
LEONTIEV, Anton N. Actividad, Consciencia y Personalidad. Havana: Pueblo y Educación, 1983.
______. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MARINO FILHO, Armando. A atividade de estudo no ensino fundamental: necessidade e motivação. 2011. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2011.
VIGOTSKI, Lev. S. Obras Escogidas. Madri: Visor, 2000. Volume III.
______. Obras Escogidas. Madri: Visor, 2001. Volume II.
______. Obras Escogidas. Madri: Visor, 2006. Volume IV.
______. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.