Desafios na educação brasileira: a pesquisa científica e a formação de professores

Autores

  • Rosemira Mendes de Sousa UFU
  • Orlando Fernandez Aquino UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1306

Resumo

Esta entrevista foi realizada com o professor Dr. Roberto Valdés Puentes , da área da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Buscou-se abordar e trazer reflexões sobre três temáticas principais, a partir de sua visão, experiências, estudos e conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória. Devido à sua dupla nacionalidade, brasileira e cubana, o entrevistado apresenta a educação no Brasil sob uma visão mais ampla. Optou-se, na realização do trabalho, pela Entrevista Focalizada. Todas as perguntas foram estruturadas a partir de assuntos relacionados à pesquisa em Educação e ao currículo do professor. A primeira parte da entrevista trata dos desafios enfrentados pelos discentes e docentes quanto às pesquisas científicas no Brasil. No segundo momento, são levantadas questões relacionadas à formação docente e, na terceira e última parte, o entrevistado faz um balanço geral sobre a educação, com foco nos responsáveis por ela e em suas perspectivas para o futuro. Palavras-chave: Entrevista. Desafios. Pesquisa em Educação. Formação continuada.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Como Citar

de Sousa, R. M., & Aquino, O. F. (2019). Desafios na educação brasileira: a pesquisa científica e a formação de professores. Revista Profissão Docente, 19(41), 1–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1306

Edição

Seção

Entrevista