Desafios na educação brasileira: a pesquisa científica e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1306Resumo
Esta entrevista foi realizada com o professor Dr. Roberto Valdés Puentes , da área da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Buscou-se abordar e trazer reflexões sobre três temáticas principais, a partir de sua visão, experiências, estudos e conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória. Devido à sua dupla nacionalidade, brasileira e cubana, o entrevistado apresenta a educação no Brasil sob uma visão mais ampla. Optou-se, na realização do trabalho, pela Entrevista Focalizada. Todas as perguntas foram estruturadas a partir de assuntos relacionados à pesquisa em Educação e ao currículo do professor. A primeira parte da entrevista trata dos desafios enfrentados pelos discentes e docentes quanto às pesquisas científicas no Brasil. No segundo momento, são levantadas questões relacionadas à formação docente e, na terceira e última parte, o entrevistado faz um balanço geral sobre a educação, com foco nos responsáveis por ela e em suas perspectivas para o futuro. Palavras-chave: Entrevista. Desafios. Pesquisa em Educação. Formação continuada.Downloads
Publicado
2019-11-19
Como Citar
DE SOUSA, R. M.; AQUINO, O. F. Desafios na educação brasileira: a pesquisa científica e a formação de professores. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 1–17, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i41.1306. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1306. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.