Pedagogia da Memória: fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba - ESERD (1954-1978) pelos olhares de alunos do IFTM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1350Resumo
Nesta pesquisa-ação com alunos do 2º ano técnico em Alimentos, sob a ótica da Pedagogia da Memória, objetivamos evidenciar as interações dos alunos com as fotografias da ESERD. O problema proposto direciona-se às possibilidades emergentes de uma Pedagogia da Memória orientada pelos usos do passado institucional. A metodologia apoiou-se na abordagem qualiquantitativa. Partimos do princípio de que os resultados da pesquisa-ação permitem aproximar alunos e professores, sob dois sentidos: (a) o fomento à formação do professor, uma vez que os conteúdos ministrados na disciplina de Artes passam a dialogar com a construção coletiva da história da instituição; (b) a apropriação dessa história pelos alunos, posto que o passado pode ser apreendido como substância de memória em sala de aula, em apoio aos conteúdos de Artes visuais, estas entendidas enquanto estímulo à percepção das continuidades e rupturas históricas que constituem a experiência humana, tanto na educação como em outras esferas.Referências
ARCHIVO PROVINCIAL DE LA MEMORIA. Pero algunos pajaritos, no se pueden encerrar: Enseñar y aprender en espacios de memoria. Ediciones del Passaje: Córdoba, Argentina, 2011.
BÁRCENA, Fernando. Pedagogía de la memoria y transmisión del mundo. Notas para una reflexión. In: FERNÁNDEZ, Cuesta Raimundo. (Coord). El lugar de la memoria en la educación. Federación Icaria - Fedicaria. Anuario Con-Ciencia Social. Número 15. Año 2011
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In. DEL PRIORE, Mary (Org.); BASSANEZI, Carla. (coord. de textos). 7. Ed. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
CAPRA, Matias; FESSIA Emiliano; MINATTI, Augustín. Los Espacios para la Memoria como espacios educativos: Construyendo una Pedagogía de la Memoria. IV Jornadas Espacios, lugares y marcas territoriales de la violencia política y la represión estatal. Núcleo de Memoria (IDES). Buenos Aires: 2013
CELESTIN, Miousemine; TAPIA, Macarena; POBLETE, Andrea; ISLER, Erika; SILVA, Sebastián. Derechos Humanos, Pedagogía de la Memoria y Políticas Culturales. Vol. I. Investigaciones realizadas por participantes de Diplomados Internacionales. Santiago de Chile: Fundación Henry Dunant, America Latina, 2011
DÍAZ, Jeritza Merchán; VALENCIA, Piedad Ortega;VILLAFAÑE, Gerardo Vélez. Enseñanza de la historia reciente y pedagogía de la memoria: emergencias de um debate necessário. Pedagogía y Saberes, No 40, Universidad Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2014, pp. 59-70
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Uma pedagogia da memória. In: NASCIMENTO, Adalson; CHAMON, Carla Simone (Org.). Arquivos e História do Ensino Técnico no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Economia doméstica: Ensino profissionalizante feminino no triângulo mineiro. (Uberaba/MG - 1953-1997). Jundiaí: Paco Editorial, 2014
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.