Pedagogia da Memória: fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba - ESERD (1954-1978) pelos olhares de alunos do IFTM

Autores

  • Otaviano José Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0002-6598-7702
  • Juno Alexandre Vieira Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba. Técnico em Arquivo https://orcid.org/0000-0003-1523-4726

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1350

Resumo

Nesta pesquisa-ação com alunos do 2º ano técnico em Alimentos, sob a ótica da Pedagogia da Memória, objetivamos evidenciar as interações dos alunos com as fotografias da ESERD. O problema proposto direciona-se às possibilidades emergentes de uma Pedagogia da Memória orientada pelos usos do passado institucional. A metodologia apoiou-se na abordagem qualiquantitativa. Partimos do princípio de que os resultados da pesquisa-ação permitem aproximar alunos e professores, sob dois sentidos: (a) o fomento à formação do professor, uma vez que os conteúdos ministrados na disciplina de Artes passam a dialogar com a construção coletiva da história da instituição; (b) a apropriação dessa história pelos alunos, posto que o passado pode ser apreendido como substância de memória em sala de aula, em apoio aos conteúdos de Artes visuais, estas entendidas  enquanto estímulo à percepção das continuidades e rupturas históricas que constituem a experiência humana, tanto na educação como em outras esferas.

Biografia do Autor

Otaviano José Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professor do Programa de Mestrado em Educação do IFTM e de Ensino em rede ProfEPT

Juno Alexandre Vieira Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba. Técnico em Arquivo

Mestre em Educação Tecnológica pelo IFTM Campus Uberaba. Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência em docência do ensino superior nas áreas de História, Turismo e Serviço Social, com ênfase em História do Brasil, História de Minas Gerais, História Regional, Teoria e prática de Arquivos, Museus, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Tem se dedicado a pesquisa e consultoria voltadas ao patrimônio cultural, à memória social e institucional, identidade, gestão da informação, arquivologia, museologia, políticas culturais e políticas públicas de educação.

Referências

ARCHIVO PROVINCIAL DE LA MEMORIA. Pero algunos pajaritos, no se pueden encerrar: Enseñar y aprender en espacios de memoria. Ediciones del Passaje: Córdoba, Argentina, 2011.

BÁRCENA, Fernando. Pedagogía de la memoria y transmisión del mundo. Notas para una reflexión. In: FERNÁNDEZ, Cuesta Raimundo. (Coord). El lugar de la memoria en la educación. Federación Icaria - Fedicaria. Anuario Con-Ciencia Social. Número 15. Año 2011

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In. DEL PRIORE, Mary (Org.); BASSANEZI, Carla. (coord. de textos). 7. Ed. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.

CAPRA, Matias; FESSIA Emiliano; MINATTI, Augustín. Los Espacios para la Memoria como espacios educativos: Construyendo una Pedagogía de la Memoria. IV Jornadas Espacios, lugares y marcas territoriales de la violencia política y la represión estatal. Núcleo de Memoria (IDES). Buenos Aires: 2013

CELESTIN, Miousemine; TAPIA, Macarena; POBLETE, Andrea; ISLER, Erika; SILVA, Sebastián. Derechos Humanos, Pedagogía de la Memoria y Políticas Culturales. Vol. I. Investigaciones realizadas por participantes de Diplomados Internacionales. Santiago de Chile: Fundación Henry Dunant, America Latina, 2011

DÍAZ, Jeritza Merchán; VALENCIA, Piedad Ortega;VILLAFAÑE, Gerardo Vélez. Enseñanza de la historia reciente y pedagogía de la memoria: emergencias de um debate necessário. Pedagogía y Saberes, No 40, Universidad Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2014, pp. 59-70

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Uma pedagogia da memória. In: NASCIMENTO, Adalson; CHAMON, Carla Simone (Org.). Arquivos e História do Ensino Técnico no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Economia doméstica: Ensino profissionalizante feminino no triângulo mineiro. (Uberaba/MG - 1953-1997). Jundiaí: Paco Editorial, 2014

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

PEREIRA, O. J.; VIEIRA CARNEIRO, J. A. Pedagogia da Memória: fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba - ESERD (1954-1978) pelos olhares de alunos do IFTM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 01–16, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i43.1350. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1350. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos