Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – apontamentos sobre uma relação ainda marcada por convergências e dúvidas.

Autores

  • Guilherme Henrique Barbosa Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Otaviano José Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Maria Rita Nascimento Pereira Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM, Brasil / Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis - IFG, Brasil / Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1617

Palavras-chave:

EPT, Paulo Freire, categorias de análise, escassez, convergências

Resumo

Este artigo advém de um recorte da pesquisa desenvolvida num Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, trazendo como contribuição um olhar a partir do Estado da Arte / Conhecimento sobre o pensamento de Paulo Freire, com ênfase em suas categorias centrais de análise e de intensa produção pedagógica. O objetivo foi averiguar reais   contribuições para o Ensino Tecnológico e Profissional (EPT), tendo em vista uma primeira e impactante pergunta: Paulo Freire é, de fato, uma palavra geradora na EPT? O percurso metodológico de natureza bibliográfica e sob uma abordagem quali-qualitativa aconteceu por meio da compilação dos dados das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) dos Institutos Federais (IFs) no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021.Os resultados demonstram que apesar de serem escassas as pesquisas desta temática há convergências irrecusáveis entre o pensamento de Paulo Freire e as bases conceituas da EPT, ainda numa fase de “aproximação” em processo de amadurecimento, em referência às categorias centrais que as diversas contribuições pedagógicas de Freire  podem trazer para a EPT, em que pese a escassez de estudos a partir dessa relação nos IFs.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Barbosa, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Mestrado profissional em andamento em Educação Tecnológica, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

Otaviano José Pereira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1992); e Pós-doutorado em Educação pela Uninove de São Paulo (2016).

Maria Rita Nascimento Pereira, Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM, Brasil / Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis - IFG, Brasil / Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2014).

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

BARBOSA, Guilherme Henrique; PEREIRA, Otaviano José; NASCIMENTO PEREIRA, Maria Rita. Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – apontamentos sobre uma relação ainda marcada por convergências e dúvidas. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 01–20, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1617. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1617. Acesso em: 8 maio. 2025.

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