Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – apontamentos sobre uma relação ainda marcada por convergências e dúvidas.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1617Palavras-chave:
EPT, Paulo Freire, categorias de análise, escassez, convergênciasResumo
Este artigo advém de um recorte da pesquisa desenvolvida num Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, trazendo como contribuição um olhar a partir do Estado da Arte / Conhecimento sobre o pensamento de Paulo Freire, com ênfase em suas categorias centrais de análise e de intensa produção pedagógica. O objetivo foi averiguar reais contribuições para o Ensino Tecnológico e Profissional (EPT), tendo em vista uma primeira e impactante pergunta: Paulo Freire é, de fato, uma palavra geradora na EPT? O percurso metodológico de natureza bibliográfica e sob uma abordagem quali-qualitativa aconteceu por meio da compilação dos dados das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) dos Institutos Federais (IFs) no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021.Os resultados demonstram que apesar de serem escassas as pesquisas desta temática há convergências irrecusáveis entre o pensamento de Paulo Freire e as bases conceituas da EPT, ainda numa fase de “aproximação” em processo de amadurecimento, em referência às categorias centrais que as diversas contribuições pedagógicas de Freire podem trazer para a EPT, em que pese a escassez de estudos a partir dessa relação nos IFs.
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