Pedagogia da Memória: fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba - ESERD (1954-1978) pelos olhares de alunos do IFTM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1350Abstract
Nesta pesquisa-ação com alunos do 2º ano técnico em Alimentos, sob a ótica da Pedagogia da Memória, objetivamos evidenciar as interações dos alunos com as fotografias da ESERD. O problema proposto direciona-se às possibilidades emergentes de uma Pedagogia da Memória orientada pelos usos do passado institucional. A metodologia apoiou-se na abordagem qualiquantitativa. Partimos do princípio de que os resultados da pesquisa-ação permitem aproximar alunos e professores, sob dois sentidos: (a) o fomento à formação do professor, uma vez que os conteúdos ministrados na disciplina de Artes passam a dialogar com a construção coletiva da história da instituição; (b) a apropriação dessa história pelos alunos, posto que o passado pode ser apreendido como substância de memória em sala de aula, em apoio aos conteúdos de Artes visuais, estas entendidas enquanto estímulo à percepção das continuidades e rupturas históricas que constituem a experiência humana, tanto na educação como em outras esferas.
Downloads
References
ARCHIVO PROVINCIAL DE LA MEMORIA. Pero algunos pajaritos, no se pueden encerrar: Enseñar y aprender en espacios de memoria. Ediciones del Passaje: Córdoba, Argentina, 2011.
BÁRCENA, Fernando. Pedagogía de la memoria y transmisión del mundo. Notas para una reflexión. In: FERNÁNDEZ, Cuesta Raimundo. (Coord). El lugar de la memoria en la educación. Federación Icaria - Fedicaria. Anuario Con-Ciencia Social. Número 15. Año 2011
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In. DEL PRIORE, Mary (Org.); BASSANEZI, Carla. (coord. de textos). 7. Ed. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
CAPRA, Matias; FESSIA Emiliano; MINATTI, Augustín. Los Espacios para la Memoria como espacios educativos: Construyendo una Pedagogía de la Memoria. IV Jornadas Espacios, lugares y marcas territoriales de la violencia política y la represión estatal. Núcleo de Memoria (IDES). Buenos Aires: 2013
CELESTIN, Miousemine; TAPIA, Macarena; POBLETE, Andrea; ISLER, Erika; SILVA, Sebastián. Derechos Humanos, Pedagogía de la Memoria y Políticas Culturales. Vol. I. Investigaciones realizadas por participantes de Diplomados Internacionales. Santiago de Chile: Fundación Henry Dunant, America Latina, 2011
DÍAZ, Jeritza Merchán; VALENCIA, Piedad Ortega;VILLAFAÑE, Gerardo Vélez. Enseñanza de la historia reciente y pedagogía de la memoria: emergencias de um debate necessário. Pedagogía y Saberes, No 40, Universidad Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2014, pp. 59-70
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Uma pedagogia da memória. In: NASCIMENTO, Adalson; CHAMON, Carla Simone (Org.). Arquivos e História do Ensino Técnico no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Economia doméstica: Ensino profissionalizante feminino no triângulo mineiro. (Uberaba/MG - 1953-1997). Jundiaí: Paco Editorial, 2014
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.