IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES

Authors

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Medeiros Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.856

Abstract

O presente artigo analisa a implicação do curso de Pedagogia para a prática docente dos professores iniciantes. O texto resulta de investigação de natureza exploratória. Foram entrevistadas 14 professoras que fizeram sua formação inicial na UFPE e estavam com até três anos de exercício na profissão em escolas da Rede Municipal do Recife. Os resultados mostraram a relevante implicação do curso de Pedagogia para a prática do professor iniciante. Foi enfatizado o valor das diferentes metodologias para o trabalho cotidiano desses professores. Algumas limitações foram apontadas pelas professoras como, o não acesso aos conteúdos de artes, sexualidade e meio ambiente  e insuficiência do estágio para a aprendizagem profissional. O curso é visto de maneira positiva pelas profissionais, no entanto, elas reiteram a necessidade de maior articulação teoria/prática no processo formativo. Mesmo sem considerar a formação inicial em Pedagogia como definitiva e completa, ela precisa estar vigilante às demandas constantes dos professores que iniciam sua prática docente na escola pública.

Author Biographies

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica -Centro de Educação – UFPE

Renata Medeiros Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Professora da rede municipal de Recife. E-mail: renatamm@gmail.com

References

CANDAU, Vera Maria . Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes. 4ª edição. 2001

CORSI, A. M. Professoras Iniciantes: Situações Difíceis enfrentadas no Início da Prática Docente no Ensino Fundamental. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 28, 2005. Disponível em: <http://www.anped.org.br> Acesso em: 11 jul. 2010.

ESTEVES, M. RODRIGUES, A. A formação de professores: especificidades e problemas. In: ___. Análise de necessidades na formação de professores. Lisboa: Porto, 1995, p.39-42.

FREITAS, D. VILLANI, A; PIERSON, A.H.C; FRANZONI,M. O conhecimento e o saber em três experiências de formação inicial de professores. Horizontes, v. 25, n. 2, p. 147-156, jul./dez. 2007

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995.

HUBERMAN, M. O ciclo da vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992, p.31-61.

MARIANO, A. L. S; Aprendendo a ser professor em início de carreira: um olhar a partir da ANPED. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 28, 2005, Disponível em: <http://www.anped.org.br. Acesso em: 11 jul. 2010.

MOREIRA, Herivelto; CALEFE, Luis Gonzaga. Coleta de dados qualitativos: A entrevista. In: Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro. DP&A. 2006

MENDES, E. G. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. Revista Integração, ano 14, n.24, p. 12-17, 2002.

MORAIS, J.; JESUS, R.-2000; Formação de Professoras – Percebendo o Entrelaçar de Fios na Construção da Identidade Docente. 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 23. 2000, Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 20 ago. 2010.

NONO, M. A. ; MIZUKAMI, M. G. N. . Casos de ensino e processos formativos de professoras iniciantes. In: MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A.M.M.R.. (Org.). Processos Formativos da Docência: conteúdos e práticas. EdUFSCar: São Carlos, 2006. p.143-162.

PERELI, G. M. A Formação de Professores para uma Sociedade Multicultural. Anais IV Congresso Sul brasileiro de Psicopedagogia. 2001.

RINALDI Renata Portela; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; COSTA Maria da Piedade Resende da. Educação especial e formação de professores: onde estamos... para onde vamos? Horizontes, v. 25, n. 1, p. 87-98, jan./jun. 2007

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009

SARTI, F. M. BUENO. B.O. Leituras profissionais docentes e apropriação dos saberes acadêmicos-educacionais. São Paulo. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, maio/ago. 2007.

SANTOS, Lucíola Licinio. C. P.. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In: VEIGA (org.) Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus. 1998

TARDIF, Maurice;. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade. Ano XXI, nº 73, dezembro de 2000. p. 209-244.

UFPE. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação-UFPE. Recife. 2007.

Published

2015-11-11

How to Cite

MACHADO, L. B.; MACHADO, R. M. IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.856. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/856. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles