IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.856Abstract
O presente artigo analisa a implicação do curso de Pedagogia para a prática docente dos professores iniciantes. O texto resulta de investigação de natureza exploratória. Foram entrevistadas 14 professoras que fizeram sua formação inicial na UFPE e estavam com até três anos de exercício na profissão em escolas da Rede Municipal do Recife. Os resultados mostraram a relevante implicação do curso de Pedagogia para a prática do professor iniciante. Foi enfatizado o valor das diferentes metodologias para o trabalho cotidiano desses professores. Algumas limitações foram apontadas pelas professoras como, o não acesso aos conteúdos de artes, sexualidade e meio ambiente e insuficiência do estágio para a aprendizagem profissional. O curso é visto de maneira positiva pelas profissionais, no entanto, elas reiteram a necessidade de maior articulação teoria/prática no processo formativo. Mesmo sem considerar a formação inicial em Pedagogia como definitiva e completa, ela precisa estar vigilante às demandas constantes dos professores que iniciam sua prática docente na escola pública.
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