IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES

Autores/as

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Medeiros Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.856

Resumen

O presente artigo analisa a implicação do curso de Pedagogia para a prática docente dos professores iniciantes. O texto resulta de investigação de natureza exploratória. Foram entrevistadas 14 professoras que fizeram sua formação inicial na UFPE e estavam com até três anos de exercício na profissão em escolas da Rede Municipal do Recife. Os resultados mostraram a relevante implicação do curso de Pedagogia para a prática do professor iniciante. Foi enfatizado o valor das diferentes metodologias para o trabalho cotidiano desses professores. Algumas limitações foram apontadas pelas professoras como, o não acesso aos conteúdos de artes, sexualidade e meio ambiente  e insuficiência do estágio para a aprendizagem profissional. O curso é visto de maneira positiva pelas profissionais, no entanto, elas reiteram a necessidade de maior articulação teoria/prática no processo formativo. Mesmo sem considerar a formação inicial em Pedagogia como definitiva e completa, ela precisa estar vigilante às demandas constantes dos professores que iniciam sua prática docente na escola pública.

Biografía del autor/a

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica -Centro de Educação – UFPE

Renata Medeiros Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Professora da rede municipal de Recife. E-mail: renatamm@gmail.com

Citas

CANDAU, Vera Maria . Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes. 4ª edição. 2001

CORSI, A. M. Professoras Iniciantes: Situações Difíceis enfrentadas no Início da Prática Docente no Ensino Fundamental. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 28, 2005. Disponível em: <http://www.anped.org.br> Acesso em: 11 jul. 2010.

ESTEVES, M. RODRIGUES, A. A formação de professores: especificidades e problemas. In: ___. Análise de necessidades na formação de professores. Lisboa: Porto, 1995, p.39-42.

FREITAS, D. VILLANI, A; PIERSON, A.H.C; FRANZONI,M. O conhecimento e o saber em três experiências de formação inicial de professores. Horizontes, v. 25, n. 2, p. 147-156, jul./dez. 2007

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995.

HUBERMAN, M. O ciclo da vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992, p.31-61.

MARIANO, A. L. S; Aprendendo a ser professor em início de carreira: um olhar a partir da ANPED. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 28, 2005, Disponível em: <http://www.anped.org.br. Acesso em: 11 jul. 2010.

MOREIRA, Herivelto; CALEFE, Luis Gonzaga. Coleta de dados qualitativos: A entrevista. In: Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro. DP&A. 2006

MENDES, E. G. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. Revista Integração, ano 14, n.24, p. 12-17, 2002.

MORAIS, J.; JESUS, R.-2000; Formação de Professoras – Percebendo o Entrelaçar de Fios na Construção da Identidade Docente. 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 23. 2000, Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 20 ago. 2010.

NONO, M. A. ; MIZUKAMI, M. G. N. . Casos de ensino e processos formativos de professoras iniciantes. In: MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A.M.M.R.. (Org.). Processos Formativos da Docência: conteúdos e práticas. EdUFSCar: São Carlos, 2006. p.143-162.

PERELI, G. M. A Formação de Professores para uma Sociedade Multicultural. Anais IV Congresso Sul brasileiro de Psicopedagogia. 2001.

RINALDI Renata Portela; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; COSTA Maria da Piedade Resende da. Educação especial e formação de professores: onde estamos... para onde vamos? Horizontes, v. 25, n. 1, p. 87-98, jan./jun. 2007

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009

SARTI, F. M. BUENO. B.O. Leituras profissionais docentes e apropriação dos saberes acadêmicos-educacionais. São Paulo. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, maio/ago. 2007.

SANTOS, Lucíola Licinio. C. P.. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In: VEIGA (org.) Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus. 1998

TARDIF, Maurice;. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade. Ano XXI, nº 73, dezembro de 2000. p. 209-244.

UFPE. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação-UFPE. Recife. 2007.

Publicado

2015-11-11

Cómo citar

MACHADO, Laeda Bezerra; MACHADO, Renata Medeiros. IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.856. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/856. Acesso em: 18 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos