A escola da mestra Silvina (Cora Coralina) e a formação dos corpos “dóceis”
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1292Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a sociedade disciplinar e como a instituição escolar contribui para a formação de corpos “dóceis”. Para isso, utiliza-se como corpus o poema A escola da mestra Silvina de Cora Coralina (2014) e como aporte teórico as reflexões desenvolvidas por Michel Foucault (2014). A pesquisa tem natureza investigativa e qualitativa, sendo desenvolvida a partir de cunho bibliográfico, compreendendo a literatura como elemento constitutivo da cultura e reflexo das concepções disciplinadoras, típicas da sociedade contemporânea. Logo, a docilização dos corpos é perceptível por meio do controle de movimentos em conformidade às regras, no tempo e no espaço. A professora é detentora do poder, enquanto os alunos são seres passivos. Logo, a escola contribui para a formação de corpos ‘dóceis’, atendendo, assim, aos anseios da sociedade disciplinar, habilitando o indivíduo para a produção eficiente, a submissão e a obediência às regras.
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