A escola da mestra Silvina (Cora Coralina) e a formação dos corpos “dóceis”

Autores

  • Elia Cristina Alves dos Santos Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba.
  • Luísa Helena Silva e Alves Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba
  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1292

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a sociedade disciplinar e como a instituição escolar contribui para a formação de corpos “dóceis”. Para isso, utiliza-se como corpus o poema A escola da mestra Silvina de Cora Coralina (2014) e como aporte teórico as reflexões desenvolvidas por Michel Foucault (2014). A pesquisa tem natureza investigativa e qualitativa, sendo desenvolvida a partir de cunho bibliográfico, compreendendo a literatura como elemento constitutivo da cultura e reflexo das concepções disciplinadoras, típicas da sociedade contemporânea. Logo, a docilização dos corpos é perceptível por meio do controle de movimentos em conformidade às regras, no tempo e no espaço. A professora é detentora do poder, enquanto os alunos são seres passivos. Logo, a escola contribui para a formação de corpos ‘dóceis’, atendendo, assim, aos anseios da sociedade disciplinar, habilitando o indivíduo para a produção eficiente, a submissão e a obediência às regras.

Biografia do Autor

Elia Cristina Alves dos Santos, Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba.

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Faculdades Integradas de Jacarepaguá, cursando Mestrado Profissional em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. É técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Luísa Helena Silva e Alves, Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba

Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense, em Pedagogia Empresarial e Complementação Pedagógica e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Cursa Mestrado Profissional em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. É administradora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba, sendo parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

SANTOS, E. C. A. dos; ALVES, L. H. S. e; LIMA, G. G. de. A escola da mestra Silvina (Cora Coralina) e a formação dos corpos “dóceis”. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 1–17, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i41.1292. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1292. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos