Pressupostos e derivações didáticas da psicologia genético-dialética de Henri Wallon

Ricardo Baratella, Adriana Rodrigues

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar reflexões preliminares acerca da teoria psicogenética walloniana, focalizando o desenvolvimento da pessoa completa e suas contribuições didáticas. Tomam-se, como referencial, as proposições de Henri Wallon em seu método concreto-multidimensional, ancorado epistemologicamente na filosofia marxista e, mais especificamente, no materialismo dialético. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho conceitual bibliográfico, na qual foi possível compreender a constituição do sujeito e seus desdobramentos em singularidades afetivas, cognitivas e motoras. Conclui-se que a teoria walloniana oferece fundamentos psicológicos importantes para substanciar as práticas pedagógicas e a organização do ensino-aprendizagem com vistas a proporcionar o desenvolvimento do aluno. Em suas ideias pedagógicas, Wallon sugere que a escola reflita acerca de suas dimensões sócio-políticas e aproprie-se de sua ação no movimento de transformação da sociedade


Texto completo:

PDF

Referências


GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2007.

HADDAD, Lenira; MAYNART, Renata da Costa. A compreensão de relações familiares pelas crianças em situação de brincadeira em contexto de educação infantil. Revista Zero-a-seis. ISSN 1980-4512, vol. 19, n. 35, p. 69-81, jan-jun 2017.

MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.

PÉREZ GÓMEZ, Antonio I. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: SACRISTÁN, José Gimeno e PÉREZ GÓMEZ, Antonio I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 27-51.

TRAN-THONG. Estádios e conceitos de estádio de desenvolvimento da criança na psicologia contemporânea. Lisboa: Aprofundamento, 1987. 2 v.

VYGOSTKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 2.ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1995.




DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1159

Apontamentos

  • Não há apontamentos.