A organização do ensino-aprendizagem e o fazer docente na Educação Infantil

Autores

  • Nídia de Paula da Silva Braga Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Adriana Rodrigues Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1542

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Organização do ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo aborda a organização do ensino-aprendizagem no contexto da Educação Infantil, a partir de perspectivas docentes. Teve como objetivo compreender como a organização do ensino-aprendizagem tem sido efetivada no contexto do cotidiano escolar, com articulações com o fazer e do que é ser docente nesse segmento educacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada no referencial da Teoria Histórico-Cultural (THC), na qual foram utilizadas as pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se uma ficha de registro das informações dos documentos e da bibliografia selecionada e, para a pesquisa de campo, a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 18 professores que atuam em escolas municipais de Educação Infantil, localizadas na zona rural do município de São José do Mipibu-RN. A análise dos dados foi realizada em consonância com a proposta teórico-metodológica dos núcleos de significação. Os resultados apontam para a necessidade de intencionalidades didáticas nas práticas educativas realizadas na Educação Infantil, marcadas pelo fazer prático, e, em certa medida, desprovidas de cientificidade. A Teoria Histórico-Cultural possui um corpo de conhecimentos que pode auxiliar na formação docente e na organização do processo ensino-aprendizagem de crianças, contribuindo para práticas pedagógicas que considerem suas especificidades e potencializem o desenvolvimento infantil.  A atuação do professor na educação infantil requer a significação da profissão, com indicativos de demandas socioemocionais, vínculos com as crianças, estabelecimentos de parcerias com as famílias e reconhecimento social, político, cultural e econômico.

Biografia do Autor

Nídia de Paula da Silva Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).  Mestre  em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube. Especialista em ensino de Língua Portuguesa. Especialista em Docência no Ensino Superior. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Psicologia.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Especialista em Formação de Professores em EAD e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores. Licenciada em Pedagogia. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Uberaba. Integrante do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. 

Referências

AGUIAR, W. M. J; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicol. cienc. prof. [online], v.26, n.2, p.222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2022.

BONETTI, N. O professor de educação infantil um profissional da educação básica: e sua especificidade? In: 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2006, Caxambu, MG. Anais [...]. Caxambu, 2006, p.1-18. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1779.pdf . Acesso em: 01 jul. 2022.

CALEGARI. C. Educação infantil: o que seu filho leva para a vida toda. Revista Crescer. 2017. Disponível em https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2017/01/educacao-infantil-o-que-seu-filho-leva-para-vida-toda-2.html . Acesso em: 01 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2022.

CERISARA. A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 98).

DAVIDOV, V. V. Uma nova abordagem para a investigação da estrutura e do conteúdo da atividade. In: HEDEGARD, M.; JENSEN. U.J.; CHAIKLIN, S. (Ed.). Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus: Aarthus University Press, 1999.

GATTI, B.A. Construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Teoria Histórico-Cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. In: XII ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA (EGAL), 2009, Montevideo, Uruguay. Anais [...]. Montevideo, Universidad de la República, 2006, p. 1-14. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal 12/Ensenanzadelageografia/Me todologiaparalaensenanza/101.pdf . Acesso em 07 nov. 2022.

LONGAREZI, A.M; PUENTES, R. V. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2017.

PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 fl. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Filosofia e Letras. UNESP, campus de Araraquara, 2010.

MARQUES, R; GONZALES, C. E. F; XAVIER, C. R. Professor em atividade de ensino: pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Revista Profissão Docente, v. 21, n. 46, p. 01-22, 2021. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1415. Acesso em: 01 out. 2022.

MELLO, M.A; MASCIOLI, S.A.Z. A atividade criadora e o espaço escolar infantil. In: Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7, v.7, n.14, p. 70-88, jan.-jun. 2014.

MONTENEGRO, T. Educação Infantil: a dimensão moral da função de cuidar. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 20, p. 77-101, 2005.

VYGOTSKY, L S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Braga, N. de P. da S., & Rodrigues, A. (2023). A organização do ensino-aprendizagem e o fazer docente na Educação Infantil. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1542