A organização do ensino-aprendizagem e o fazer docente na Educação Infantil

Autores

  • Nídia de Paula da Silva Braga Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Adriana Rodrigues Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1542

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Organização do ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo aborda a organização do ensino-aprendizagem no contexto da Educação Infantil, a partir de perspectivas docentes. Teve como objetivo compreender como a organização do ensino-aprendizagem tem sido efetivada no contexto do cotidiano escolar, com articulações com o fazer e do que é ser docente nesse segmento educacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada no referencial da Teoria Histórico-Cultural (THC), na qual foram utilizadas as pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se uma ficha de registro das informações dos documentos e da bibliografia selecionada e, para a pesquisa de campo, a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 18 professores que atuam em escolas municipais de Educação Infantil, localizadas na zona rural do município de São José do Mipibu-RN. A análise dos dados foi realizada em consonância com a proposta teórico-metodológica dos núcleos de significação. Os resultados apontam para a necessidade de intencionalidades didáticas nas práticas educativas realizadas na Educação Infantil, marcadas pelo fazer prático, e, em certa medida, desprovidas de cientificidade. A Teoria Histórico-Cultural possui um corpo de conhecimentos que pode auxiliar na formação docente e na organização do processo ensino-aprendizagem de crianças, contribuindo para práticas pedagógicas que considerem suas especificidades e potencializem o desenvolvimento infantil.  A atuação do professor na educação infantil requer a significação da profissão, com indicativos de demandas socioemocionais, vínculos com as crianças, estabelecimentos de parcerias com as famílias e reconhecimento social, político, cultural e econômico.

Biografia do Autor

Nídia de Paula da Silva Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).  Mestre  em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube. Especialista em ensino de Língua Portuguesa. Especialista em Docência no Ensino Superior. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Psicologia.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Especialista em Formação de Professores em EAD e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores. Licenciada em Pedagogia. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Uberaba. Integrante do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. 

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

BRAGA, N. de P. da S.; RODRIGUES, A. A organização do ensino-aprendizagem e o fazer docente na Educação Infantil. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–17, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1542. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1542. Acesso em: 30 out. 2024.