Pressupostos e derivações didáticas da psicologia genético-dialética de Henri Wallon
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1159Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar reflexões preliminares acerca da teoria psicogenética walloniana, focalizando o desenvolvimento da pessoa completa e suas contribuições didáticas. Tomam-se, como referencial, as proposições de Henri Wallon em seu método concreto-multidimensional, ancorado epistemologicamente na filosofia marxista e, mais especificamente, no materialismo dialético. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho conceitual bibliográfico, na qual foi possível compreender a constituição do sujeito e seus desdobramentos em singularidades afetivas, cognitivas e motoras. Conclui-se que a teoria walloniana oferece fundamentos psicológicos importantes para substanciar as práticas pedagógicas e a organização do ensino-aprendizagem com vistas a proporcionar o desenvolvimento do aluno. Em suas ideias pedagógicas, Wallon sugere que a escola reflita acerca de suas dimensões sócio-políticas e aproprie-se de sua ação no movimento de transformação da sociedade
Downloads
References
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2007.
HADDAD, Lenira; MAYNART, Renata da Costa. A compreensão de relações familiares pelas crianças em situação de brincadeira em contexto de educação infantil. Revista Zero-a-seis. ISSN 1980-4512, vol. 19, n. 35, p. 69-81, jan-jun 2017.
MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.
PÉREZ GÓMEZ, Antonio I. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: SACRISTÁN, José Gimeno e PÉREZ GÓMEZ, Antonio I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 27-51.
TRAN-THONG. Estádios e conceitos de estádio de desenvolvimento da criança na psicologia contemporânea. Lisboa: Aprofundamento, 1987. 2 v.
VYGOSTKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 2.ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.