A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1005Resumo
RESUMO: Neste artigo são analisadas dissertações com foco no professor, produzidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIUBE, no período de 2006 a 2009. Seguindo os passos do método fenomenológico, apresenta-se um trabalho de revisão da produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: tipos e procedimentos de pesquisa e abordagem utilizada. Verificou-se que o estudo de caso é o tipo de investigação mais utilizado e, entre os procedimentos, prevalece a aplicação de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de documentos e observação, com predominância da abordagem qualitativa.
Palavras-chave: Pesquisa em educação; Tipos e procedimentos metodológicos; Abordagem de investigação; Professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.