A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1005Resumo
RESUMO: Neste artigo são analisadas dissertações com foco no professor, produzidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIUBE, no período de 2006 a 2009. Seguindo os passos do método fenomenológico, apresenta-se um trabalho de revisão da produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: tipos e procedimentos de pesquisa e abordagem utilizada. Verificou-se que o estudo de caso é o tipo de investigação mais utilizado e, entre os procedimentos, prevalece a aplicação de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de documentos e observação, com predominância da abordagem qualitativa.Palavras-chave: Pesquisa em educação; Tipos e procedimentos metodológicos; Abordagem de investigação; Professor.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
REIS, B. P.; BERNARDES, S. T. de A. A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 8–20, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1005. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1005. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.