A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1005Resumen
RESUMO: Neste artigo são analisadas dissertações com foco no professor, produzidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIUBE, no período de 2006 a 2009. Seguindo os passos do método fenomenológico, apresenta-se um trabalho de revisão da produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: tipos e procedimentos de pesquisa e abordagem utilizada. Verificou-se que o estudo de caso é o tipo de investigação mais utilizado e, entre os procedimentos, prevalece a aplicação de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de documentos e observação, com predominância da abordagem qualitativa.
Palavras-chave: Pesquisa em educação; Tipos e procedimentos metodológicos; Abordagem de investigação; Professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.