Incorporação das TDIC e o desenvolvimento do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1354

Resumo

A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional afeta o trabalho docente, exigindo dos professores formação profissional, novas ações pedagógicas e conhecimento sobre os desafios e os potenciais educativos das TDIC. Nesse sentido, este trabalho, de natureza bibliográfica, tem como objetivo apontar desafios, potenciais educativos ocasionados pelo uso das TDIC no trabalho docente. Foi desenvolvido a partir da questão: quais desafios e potenciais educativos que a incorporação das TDIC apresenta ao desenvolvimento do trabalho docente? Os resultados apontam que, para a superação dos desafios e o alcance dos potenciais educativos das TDIC, a mudança no fazer pedagógico se faz necessária. Isso implica ações comunicativas, pelas e para as quais, os docentes necessitam se preparar continuamente. Nas considerações finais é destacado que os professores têm desafios a enfrentar, novos conhecimentos para adquirir, e por isso se faz necessária a formação para atuar na cultura virtual.

Biografia do Autor

Rosemar Rosa, Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, doutoranda no mesmo programa. Tem graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga. Atualmente é professora pesquisadora do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. É bibliotecária do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico – IFTM.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino, Uberaba-MG, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade de Uberaba. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, como docente dos cursos de Mestrado e Doutorado. Desde 2017, coordena o referido Programa.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

ROSA, R.; CECÍLIO, S. Incorporação das TDIC e o desenvolvimento do trabalho docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–14, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1354. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1354. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos