EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.208Resumen
Este artigo apresenta resultados de um estudo teórico que assinala a importância da educação tecnológica frente à formação docente e os saberes mobilizados em sua prática pedagógica, na tentativa de oferecer aos professores, reflexões sobre o seu cotidiano, procurando, assim, sair do ativismo, tão comum ao meio escolar. Apóia-se em pesquisas apresentadas no GT 08, Formação de Professores, do 31o Encontro da Anped e em autores como Bastos, Contreras, Elliott, Freire, Grinspun, Perrenoud, Rehem, Schon, Tardif, Zabala e outros. Esses autores entendem que o professor profissional tem um papel político a desempenhar, educando para uma sociedade em constante mutação, que requer novas capacidades dos formadores de profissionais frente à complexidade do mundo do trabalho.
Palavras-chave: Educação tecnológica. Formação docente. Saberes e práticas.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
LEMOS, Rita Maria; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS EM FOCO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.208. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/208. Acesso em: 6 jun. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.