Profa. Maria Helena Camara Bastos

Autores

  • José Carlos Souza Araujo Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.627

Resumo

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1978); Mestrado em Educação - Planejamento da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984); Doutorado em Educação - História e Filosofia da Educação, pela Universidade de São Paulo (1994); pós-doutorado no Service d'histoire de l'éducation/SHE-INRP (2000; 2010). Professora Titular em História da Educação – UFRGS (1995). Professora visitante do Institut National de Recherche Pedagogique (1996; 2005). Pesquisadora CNPq; FAPERGS. Editora da revista História da Educação/ASPHE.  Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino laico e liberdade do ensino no século XIX; história de impressos de educação e de ensino; livros, leitura e leitores na escola brasileira. Autora de inú­meros livros, artigos e co-organizadora de coletâneas: A Educação em Revista: A imprensa periódica e a história da educação (1997); A Escola Elementar no sécu­lo XIX: método monitorial/mútuo (1999); Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica (2000); Pro Patria Laboremus. Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897), (2002); Destinos das Letras. História e educação na escrita epistolar (2002); Histórias e Memórias da Educação do Rio Grande do Sul (2002); Uma cartografia da pesquisa em História da Educação na Região Sul: Para­ná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1980-2000) (2002); Histórias e Memórias da Educação no Brasil (3 vol., 2004, 2005, 2006); A Revista do Ensino do Rio Gran­de do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista (2005); O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará (1922-1923): as normalistas e a pedagogia da Escola Nova (2009; 2010); Manual para os Jardins de Infância Ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira (1882) (2011).

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba

Licenciou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosofia da Educação, e desde 1997, também com História da Educação. Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros, capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de participar como co-organizador de várias obras. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr) ; é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior: História, Sociedade e Política desde 2004. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular; integra também a Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Hoje, é pesquisador do CNPq, através do projeto Ser Professor no Brasil nos anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo. Entre janeiro e dezembro de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

ARAUJO, J. C. S. Profa. Maria Helena Camara Bastos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 3–8, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.627. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/627. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevista