Profa. Maria Helena Camara Bastos

Authors

  • José Carlos Souza Araujo Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.627

Abstract

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1978); Mestrado em Educação - Planejamento da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984); Doutorado em Educação - História e Filosofia da Educação, pela Universidade de São Paulo (1994); pós-doutorado no Service d'histoire de l'éducation/SHE-INRP (2000; 2010). Professora Titular em História da Educação – UFRGS (1995). Professora visitante do Institut National de Recherche Pedagogique (1996; 2005). Pesquisadora CNPq; FAPERGS. Editora da revista História da Educação/ASPHE.  Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino laico e liberdade do ensino no século XIX; história de impressos de educação e de ensino; livros, leitura e leitores na escola brasileira. Autora de inú­meros livros, artigos e co-organizadora de coletâneas: A Educação em Revista: A imprensa periódica e a história da educação (1997); A Escola Elementar no sécu­lo XIX: método monitorial/mútuo (1999); Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica (2000); Pro Patria Laboremus. Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897), (2002); Destinos das Letras. História e educação na escrita epistolar (2002); Histórias e Memórias da Educação do Rio Grande do Sul (2002); Uma cartografia da pesquisa em História da Educação na Região Sul: Para­ná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1980-2000) (2002); Histórias e Memórias da Educação no Brasil (3 vol., 2004, 2005, 2006); A Revista do Ensino do Rio Gran­de do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista (2005); O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará (1922-1923): as normalistas e a pedagogia da Escola Nova (2009; 2010); Manual para os Jardins de Infância Ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira (1882) (2011).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba

Licenciou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosofia da Educação, e desde 1997, também com História da Educação. Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros, capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de participar como co-organizador de várias obras. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr) ; é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior: História, Sociedade e Política desde 2004. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular; integra também a Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Hoje, é pesquisador do CNPq, através do projeto Ser Professor no Brasil nos anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo. Entre janeiro e dezembro de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Published

2013-08-20

How to Cite

ARAUJO, José Carlos Souza. Profa. Maria Helena Camara Bastos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 3–8, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.627. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/627. Acesso em: 5 jun. 2025.

Issue

Section

Interview