Perspectivas da didática em programas stricto sensu de Engenharia Civil no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1391Abstract
Este artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar se na matriz curricular e ementas, de cursos stricto sensu ofertados em 51 (cinquenta e uma) instituições de educação superior no Brasil, formadoras de professores de Engenharia Civil, constam disciplinas de didática e ou de formação pedagógica que viessem a contribuir com a didática e formação pedagógica do professor Engenheiro Civil. Nesta perspectiva, buscou-se sistematicamente, nos sites dessas instituições, informações para verificar a ocorrência de ofertas de disciplinas de didática e suas respectivas ementas. Os dados analisados sinalizaram que poucos programas abrangem aspectos de didática ou de formação pedagógica na diplomação de mestres e doutores para atuação no ensino superior (cursos de graduação). Assim, propõem-se algumas ações que envolvem dimensões pessoais e institucionais, bem como investimentos em políticas públicas de formação permanente de professores em cursos de engenharias no Brasil.References
ABREU, Maria Célia; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: Cortez, 1990.
ANDRADE, Neusa Abadia. Docência nos cursos de Engenharia e a utilização das TIC: em foco o desenvolvimento profissional docente. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 26 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, Edição Extra, ano CLI, n.120-A.
BORGES, Maria Celia. Formação de professores: desafios históricos, políticos e práticos. São Paulo: Paulus, 2013.
FAVA, Rui. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Dirleia dos Santos; ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano. A formação docente em programas de pós-graduação em Engenharia de uma universidade federal brasileira: diagnóstico e perspectivas. RBPG, Brasília, v. 14, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2017.v14.1450. Acesso em: 5 jun. 2018.
MARINI, Thereza. A função do ensino e a formação do professor universitário. São Paulo: Paulus, 2013.
MASETTO, Marcos Tarciso; LINHARES, Martha Maria Prata; KELLER-FRANCO, Elize; GAETA, Cecília; ZUZOWKY-TAVARES, Cristina; SCHULZE, Tiago Rodrigues. The cooperative curriculum in engineering: curricular innovation and professors development. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v.10, n. 22, p. 108-123, jul./dez, 2010.
MASETTO, Marcos Tarciso. Didática: a aula como centro. 4. ed. São Paulo: FTD, 1997.
MASETTO, Marco Tarciso. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.
MESQUITA, Elza. Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores. In: FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza. (Org.). Formação, trabalho e aprendizagem: tradição e inovação nas práticas docentes. Lisboa: Edições Sílabo, 2015. p. 19-41.
NITSCH, Julio Cesar; BAZZO, Walter Antonio; TOZZI, Marcos José. Engenheiro-professor ou professor-engenheiro: reflexões sobre a arte do ofício. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 32, 2004, Brasília, DF. Anais eletrônicos[...]. Brasília, DF: ABENGE, 2004. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/15/artigos/10_227.pdf. Acesso em: 3 jun. 2018.
OLIVEIRA, Maria Rita. A formação de professores e a sua centralidade em didática e currículo. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Professor: formação, saberes e problemas. Porto: Porto Editora, 2014. p. 17-32
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2018.
QUADRADO, J. C. Organizações de Engenharia no mundo. Revista de Ensino de Engenharia, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 19-24, 2013. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/233/159. Acesso em: 2 jun. 2017.
SOUTHWELL, Myriam. Docencia, tradiciones y nuevos desafios em el escenario contemporáneo. In: YUNI, José Alberto. (Comp.) La formación docente: complejidad y ausencias. Córdoba: Encuentro Grupo Editor, 2009. p. 169-199.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Alternativas pedagógicas para a formação do professor da educação superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. (Org.) Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 13-27.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.