Perspectivas da didática em programas stricto sensu de Engenharia Civil no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1391Abstract
Este artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar se na matriz curricular e ementas, de cursos stricto sensu ofertados em 51 (cinquenta e uma) instituições de educação superior no Brasil, formadoras de professores de Engenharia Civil, constam disciplinas de didática e ou de formação pedagógica que viessem a contribuir com a didática e formação pedagógica do professor Engenheiro Civil. Nesta perspectiva, buscou-se sistematicamente, nos sites dessas instituições, informações para verificar a ocorrência de ofertas de disciplinas de didática e suas respectivas ementas. Os dados analisados sinalizaram que poucos programas abrangem aspectos de didática ou de formação pedagógica na diplomação de mestres e doutores para atuação no ensino superior (cursos de graduação). Assim, propõem-se algumas ações que envolvem dimensões pessoais e institucionais, bem como investimentos em políticas públicas de formação permanente de professores em cursos de engenharias no Brasil.
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