A oralidade no ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Rodrigo de Andrade Sá Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1543

Palavras-chave:

resenha

Resumo

O livro do professor José Ricardo Dordron de Pinho intitula-se A Oralidade no ensino de línguas estrangeiras e apresenta considerações interessantes bem como alternativas diante da carência existente no campo da oralidade em sala de aula no ensino de línguas, especialmente o ensino de línguas estrangeiras, trazendo possibilidades de trabalho que podem aprimorar a competência comunicativa dos alunos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Andrade Sá Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE, mestre pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU na área de Estudos Linguísticos. Possui Especialização em Língua Inglesa - Área de Conhecimento Linguística, Letras e Artes. Graduação em Letras - Faculdades Associadas de Uberaba (2009). Atualmente é professor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, professor efetivo de Língua Inglesa na Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo e professor Substituto de Língua Inglesa na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Formação acadêmica: Licenciatura em Letras - Português e Inglês na UNESPAR - União da Vitória. Mestrado em Linguística Aplicada na UNITAU e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos na UFPR. Realizou estágio de pós-doutorado com bolsa CAPES (Processo BEX 015/15-6) no Departamento de Educação da Universidade da California Santa Bárbara (UCSB) sob a supervisão do Professor Charles Bazerman. Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na UNICENTRO; língua e literatura portuguesa na UNESPAR e Master Business Administration (MBA) em gestão Universitária no UNISAL/SEMESP. Pró-Reitor de Graduação da UFTM no período de 2010 a 2014. Conselheiro e integrante da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de Uberaba no período de 2009 a 2015. Desenvolve pesquisas nas áreas de letras e educação numa visão multidisciplinar a respeito de linguagens, educação e novas tecnologias; português como língua de acolhimento (PLA/PLE), cultura escrita e letramento digital. Professor associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Atua no curso de graduação em Letras e nos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE). Pesquisador do LabELFE - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Coordenador do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa, certificado pelo CNPq/UFTM. Coordenador do sub-projeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica financiado pela Capes/MEC (2020/2022). Membro do comitê institucional de extensão universitária e parecerista ad hoc dos programas de extensão (PROEXT) e de pesquisa (PIBIC). Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG/UFTM).. Membro do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da área de Educação da ANPED. Editor-gerente da Revista Triângulo (ISSN 2175-1609). Membro do Grupo de Trabalho Gêneros textuais / discursivos na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro titular da cadeira n. 37 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Integrante do BASIS - Avaliador de cursos do INEP/MEC.

Referências

PINHO José Ricardo Dordron de. A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola Editorial, 2022. 176 p.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

de Andrade Sá Santos, R., & Karwoski, A. M. . (2023). A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–07. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1543

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)