Perspectivas da didática em programas stricto sensu de Engenharia Civil no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1391

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar se na matriz curricular e ementas, de cursos stricto sensu ofertados em 51 (cinquenta e uma) instituições de educação superior no Brasil, formadoras de professores de Engenharia Civil, constam disciplinas de didática e ou de formação pedagógica que viessem a contribuir com a didática e formação pedagógica do professor Engenheiro Civil. Nesta perspectiva, buscou-se sistematicamente, nos sites dessas instituições, informações para verificar a ocorrência de ofertas de disciplinas de didática e suas respectivas ementas. Os dados analisados sinalizaram que poucos programas abrangem aspectos de didática ou de formação pedagógica na diplomação de mestres e doutores para atuação no ensino superior (cursos de graduação). Assim, propõem-se algumas ações que envolvem dimensões pessoais e institucionais, bem como investimentos em políticas públicas de formação permanente de professores em cursos de engenharias no Brasil.

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Rocha, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Especial pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente é assistente pedagógica na Universidade de Uberaba e professora na Rede Municipal de Uberaba.

Acir Mario Karwoski, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia Santa Bárbara (UCSB). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Coordena o grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa, certificado pelo CNPq/UFTM.

Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho, Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez Estágio de Doutorado Sanduíche na área de História da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (UL). Coordenou o projeto OBEDUC/PROLER/CAPES. É avaliadora do INEP/MEC, autoriza e reconhece cursos na área de educação.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Rocha, J. F., Karwoski, A. M., & Carvalho, L. B. de O. B. de. (2021). Perspectivas da didática em programas stricto sensu de Engenharia Civil no Brasil. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1391