PROFESSORAS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “BOM ALUNO”: O IMPACTO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS¹
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.199Abstract
Este artigo, recortado de um estudo mais amplo, analisa o conteúdo geral das representações sociais do “bom aluno” de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. A Teoria do Núcleo Central foi o referencial de base. Participaram vinte professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento de coleta. Para análise, tomamos como suporte a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Nossos resultados, embora tenham apontado a possibilidade da existência de uma “zona muda” nessas representações, evidenciaram a confirmação do nosso pressuposto inicial. Ou seja, as professoras demonstraram vir se apropriando dos discursos da literatura pedagógica e das políticas educacionais contemporâneas, que são contrárias a propostas homogeneizadoras do ensino, partem da diversidade e consideram que o aluno é um sujeito ativo, que problematiza e busca compreender os diversos objetos de conhecimento. Esses resultados sinalizam contribuições para o campo educacional. Destacamos sua relevância para a prática docente, pois suscitam reflexões acerca do que as professoras pensam e esperam dos seus alunos. Para as políticas, indicam que não se pode perder de vista as representações sociais desses profissionais, mas considerá-las como ponto de partida para suas elaborações.
Palavras-chave: “bom aluno”; representações sociais; professoras.
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