“REFORMA” DO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE A LEI Nº 13.415/2017

Autores

  • Júlio Henrique Cunha Neto UNIUBE
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1118

Resumo

O ensino médio brasileiro está em fase de reformulação, prevendo mudanças significativas na organização e currículos escolares e, consequentemente, para a formação docente.  Dessa forma, questiona-se: Qual o intento das alterações na LDB (Lei nº 9.394) no que concerne ao ensino médio? Neste estudo, analisa-se as adulterações na referida Lei, fundamentando-se na pedagogia histórico-crítica, buscando compreender o impacto que tal legislação pode causar ao referido nível escolar. Verifica-se o oferecimento de um ensino médio de caráter dubio; observa-se, ainda,  contradições, visto que tais alterações pressupõe a necessidade de um maior investimento financeiro para sua execução, num cenário que a economia do país está crise; prevê uma formação integral do aluno, mas não deixa claro a obrigatoriedade de artes, filosofia e sociologia; além de romper com estudos sobre o ensino médio que estavam sendo realizados, com um propósito de dar celeridade a um processo reformador naturalmente lento devido a sua complexidade.

Biografia do Autor

Júlio Henrique Cunha Neto, UNIUBE

Doutorando em Educação na Universidade de Uberaba. Mestre em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - GEPIDE; e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura - GEPEDUC. Têm desenvolvido estudos na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional docente e identidade docente; ensino-aprendizagem de matemática;matemática na licenciatura e na educação básica; e educação algébrica.

Marilene Ribeiro Resende, UNIUBE

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem".Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação. Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do "Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP., cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped, indicada em 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números,matemática na licenciatura e na educação básica, educação algébrica e educação a distância

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

CUNHA NETO, J. H.; RESENDE, M. R. “REFORMA” DO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE A LEI Nº 13.415/2017. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 37, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v17i37.1118. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1118. Acesso em: 22 dez. 2024.

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