Integração ensino-serviço-comunidade na formação superior: perspectivas de docentes de cursos da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1404

Palavras-chave:

Educação superior, Capacitação de recursos , Capacitação de recursos humanos em saúde, Educação continuada, Currículo

Resumo

O Ensino Superior deve preparar-se para atuação no SUS, formando profissionais que compreendam a determinação social do processo de saúde/doença. Investigou-se a integração ensino-serviço-comunidade numa Instituição de Ensino Superior pública com cursos da saúde e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de pesquisa exploratória, observacional, descritiva e quali-quantitativa, realizada entre os meses de janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Do total de docentes (n=210) da Instituição, 18% (n=39) participaram da pesquisa; sobre a integração ensino-serviço-comunidade, as respostas mais prevalentes a definiram como uma estratégia de ensino-aprendizagem de aproximação entre sujeitos participantes. Prevalece a realização de atividades no espaço institucional dos serviços, o que pode prejudicar a participação dos usuários e a aproximação dos estudantes à realidade da comunidade. A integração ensino-serviço-comunidade requer um movimento convergente dos atores que supere os desafios para uma formação com educação permanente em saúde e participação popular, tão estratégicas para fortalecimento e defesa do SUS.

Biografia do Autor

Márcia Shott, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2008). Possui Especialização em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz (2007). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa/MG (2004).

Manoel Gomes de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe. Foi monitor do módulo de Prática de Ensino na Comunidade, vinculado ao Departamento de Educação em Saúde de Lagarto (2018-19), voluntário na atividade de extensão "Saúde mental infanto juvenil e atenção psicossocial: tecendo práticas e conhecimento" (2019), e aluno de Iniciação Científica no projeto "Política de Educação Permanente em Saúde: recursos humanos e articulação ensino-serviço no cenário das Redes de Atenção à Saúde no estado do Sergipe" (2019-20). Participou da gestão do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (2018-21) e ocupou o cargo de vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (2020-21).

Renata Jardim, Universidade Federal de Sergipe

Doutora (2010) e mestre (2006) em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1999). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, ministrando o módulo Prática de Ensino na Comunidade. 

Referências

ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n.3, p. 356-62, 2008.

BAHIA, Ligia. A privatização no sistema de saúde brasileiro nos anos 2000: tendência e justificação. In: SANTOS, Nelson Rodrigues dos; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. (Orgs.). Gestão Pública e Relação Público e Privado na Saúde. Rio de janeiro: CEBES, 2010, p.115-128.

BARDI, Giovanna et al. Pandemia, desigualdade social e necropolítica no Brasil: reflexões a partir da terapia ocupacional social. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 4, n. 2, p. 496-508, 2020.

BATISTA, Nildo Alves et al. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface (Botucatu), v. 22, n. 2, p. 1705-1715, 2018.

BOLLELA, Valdes Roberto et al. Educação Baseada na Comunidade para as profissões da Saúde: aprendendo com a experiência brasileira. Ribeirão Preto: Editora FUNPEC, 2014.

BRANDÃO, Edermeson Roque Malheiro et al. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade: reorientando a formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 4, p. 573-577, 2013.

BRASIL. Resolução nº 573, 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União, Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde, Brasília, DF, 06 nov. 2018. Seção I, p. 38.

BREHMER, Laura Cavalcanti de Farias; RAMOS, Flávia Regina Souza. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 228-37, 2014.

CAVALHEIRO, Maria Teresa Pereira; GUIMARÃES, Alóide Ladeia. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Caderno FNEPAS, v. 1, n. 1, p. 19-27, 2011.

COSTA, Simone de Melo et al. Perfil do profissional de nível superior nas equipes da Estratégia Saúde da Família em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 8, n. 27, p. 90-96, 2013.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FERREIRA, Ana Cássia Mendes et al. Satisfação no trabalho de docentes de ensino superior na área da saúde. Saúde & Ciência em Ação, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2016.

FERREIRA, Robinalda; MOROSINI, Marília. Metodologias ativas: as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1–19, 2019.

FORTUNA, Cinira Magali et al. A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. SPE2, p. 1696-1700, 2011.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 29 mai. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Notas estatísticas 2019. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020.

LARA, Ellys Marina de Oliveira et al . O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface (Botucatu), v. 23, p. 1-15, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: Abrasco, 1992.

NUNES, Elisabete de Fátima Polo de Almeida et al. Força de trabalho em saúde na Atenção Básica em Municípios de Pequeno Porte do Paraná. Saúde em Debate, v. 39, n. 104, p. 29-41, 2015.

OLIVEIRA, Ana Luiza de Oliveira e et al. Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica. Interface (Botucatu), v. 21, n. 1, p. 1355-1366, 2017.

PAES, José Eduardo Sabo. Fundações Públicas: em exame de sua natureza jurídica de direito público e de direito privado. In: SANTOS, Lenir (Org.). Fundações Estatais: estudos e parecer. Campinas: Saberes Editora, 2009. p.123-186.

PORTAL UERN. Boaventura de Sousa Santos destaca o papel das universidades no contexto de pandemia e neoliberalismo. Disponível em: http://portal.uern.br/blog/boaventura-sousa-santos-destaca-o-papel-das-universidades-no-contexto-de-pandemia-e-neoliberalismo/. Acesso em: 02 dez . 2020.

PORTAL UFS. Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. Disponível em: http://lagarto.ufs.br/pagina/18926-campus-universitario-professor-antonio-garcia-filho. Acesso em 14 abr. 2020.

RAIC, Daniele Farias Freire et al. A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: barbúrdias de resistência em tempos de Covid-19. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-19, 2020.

ROLIM, Leonardo Barbosa et al. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em debate, v. 37, n. 96, p. 139-147, 2013.

SANTOS, Cláudia Menezes; TENÓRIO, Flávia Priscila Souza; KICH, Francis Deon. Educação Permanente em Saúde no estado de Sergipe: Saberes e Tecnologias para implantação de uma Política. 1. ed. Aracaju: FUNESA, 2011.

SANTOS, Marcos Paulo Gonçalves dos; SILVA, Karla Kristine Dames da. Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 7, n. 4, p. 656-668, 2017.

SCHERER, Magda Duarte dos Anjos; PIRES, Denise; SCHWARTZ, Yves. Trabalho coletivo: um desafio para a gestão em saúde. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 4, p. 721-725, 2009.

SCHOTT, Márcia. Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 6, n. 2, p. 264-268, 2018.

SCHOTT, Márcia. Educação permanente em saúde: implementação da Política no estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2013.

SCHOTT, Márcia. Formação em saúde e educação permanente: uma articulação ensino, serviço e comunidade. In: NORONHA, Marlos Suenney de Mendonça; SANTOS, Allan Dantas dos; PACHECO, Rosiane Dantas. (org.). Olhares sobre a formação em saúde: Experiências de integração entre universidade, serviço e comunidade. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018b. p. 45-63.

SCHOTT, Marcia; JARDIM, Renata. Educação Permanente em Saúde: o caminho pelas diferentes instâncias gestoras estaduais, regionais e municipais em Sergipe. In: CONGRESSO VIRTUAL DE GESTÃO, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE, 9., Anais, 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SERGIPE (SES) / FUNDAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE (FUNESA). Plano Sergipano de Educação Permanente em Saúde 2019 -2022. Disponível em: https://www.conass.org.br/planos-estaduais-educacao-permanente/PEEPS-SE.pdf. Acesso em 27 ago. 2020.

UFS EM NÚMEROS 2019. Edição Especial. Disponível em: http://indicadores.ufs.br/uploads/page_attach/path/7126/UFS_em_numeros_edi__o_especial_2019_web.pdf. Acesso em 14 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

SHOTT, M.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. G. de; JARDIM, R. Integração ensino-serviço-comunidade na formação superior: perspectivas de docentes de cursos da saúde. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–20, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1404. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1404. Acesso em: 21 nov. 2024.